
FALA, COXAnauta!
Pela primeira vez escrevo aos COXAnautas e o faço com imenso prazer. Nunca me manifestei antes devido às opiniões dos nossos amigos colunistas praticamente cobrirem todos os assuntos relacionados ao "Mais Vitorioso do Mundo", mas não tenho visto ninguém levantar uma bandeira, que a meu ver é de extrema importância ao clube e ao seu futuro, as categorias de base. Na verdade os coxanautas sempre enaltecem os nossos "piás" e temos visto um excelente trabalho, pelo menos no que diz respeito a resultados, e aí reside a minha grande preocupação, OS RESULTADOS!
Acredito que sermos campeões nas categorias sub 4, 7, 8, 13 da vida, é muito bom pela questão social, afasta a grande maioria das emboscadas que a vida nos apronta e acaba por expandir os horizontes dessa molecada, mas um dos objetivos (não vou colocá-lo como principal, por acreditar que a questão social é igualmente importante) é a criação de atletas que possam fomentar a equipe principal e por consequência gerar dividendos ao clube com a venda dos direitos federativos, esportivos, de imagem e outros direitos que somente seus procuradores sabem que existem, mas o que temos visto no Coritiba? Temos acompanhado o nosso treinador realizar um trabalho muito bom no que diz respeito a resultados dentro de campo, mas sem resultados financeiros satisfatórios a um clube que tanto almeja equalizar as finanças do clube e aí, a meu ver, está o seu grande defeito, O MEDO DE ERRAR!
Com medo dar uma cartada errada, o Marcelo Oliveira determina os seus jogadores de confiança ou aqueles que, na pior das hipóteses, não irão comprometer seu trabalho em campo e acaba incorrendo num erro muito maior ao apostar suas fichas em jogadores como Leonardo, Heltinho, Gil, Cleiton, Everton Costa, etc..., não estou dizendo que são jogadores dispensáveis, mas que não são capazes de mudar o panorama de uma partida ou mesmo a característica do time, apenas, NÃO COMPROMETEM, fazendo o feijão com arroz, ou seja, não farão com que o MO seja metralhado ao final de uma partida sobre a escalação ou substituição por um desses jogadores. A pergunta é: Onde estão os nossos moleques que tanto conquistam nas categorias menores? Porque um menino como o Rafinha (o garoto sub-20, não o nosso craque do time principal), que foi tão elogiado durante a pré-temporada e sequer "pega" um banquinho nos jogos do Coxa? A história do Lucas Claro está muito obscura, da titularidade, convocação para o pan ao completo ostracismo? O Djair, que jogou duas ótimas partidas em 2011 e nem ouvimos falar do garoto? Outro garoto, o Caio Vinícius só entrou em uma partida ano passado, jogando alguns poucos minutos mas mostrando 3mil vezes mais vontade que o nosso "matador chinelinho", Leonardo... e os Rafaéis da sub-18? Tiago Primão? Volto a enfatizar que não estou dizendo que todos deveriam jogar ao mesmo tempo, mas, nas partidas do paranaense, em casa, contra algumas equipes semiamadoras, alguns desses meninos comprometeriam o trabalho do "professor"?
Outra grande preocupação é em relação à entrevista do nosso mandatário, ao falar da piazada: “Acho que nos próximos três anos vamos revelar três ou quatro grandes talentos. Pelo menos essa é a minha expectativa”. Eu lhe pergunto, se o garroto joga nas categorias de base do clube e não está entre os 3 ou 4 grandes talentos do time, e, sorrateiramente, aparece um cartolinha fardado de vermelho e preto lhe oferecendo um contratinho profissional pra jogar no maior "meio estádio do mundo" e lhe prometendo "mundos e fundos", onde você iria se apegar (olhando apenas o lado profissional em detrimento ao sentimento pelo clube), numa carreira profissional, que sempre foi seu sonho, ou na remota esperança de ser escolhido entre os 3 ou 4 grandes talentos? Nosso presidente, o qual admiro muito por tudo que tem feito, ao falar dos nossos atletas, independente da categoria, deveria sempre exaltá-los, falar que existem tantos garotos talentosos, que talvez precisasse montar outro time profissional, etc., nesses momentos, e somente nesses momentos, não podemos ser tão comedidos... mas continuo enaltecendo seu trabalho, acredito que foi apenas um pequeno deslize.
Gostaria muito que o COXAnautas encampasse uma campanha a favor da nossa molecada, e que, mesmo virtualmente, juntos, exercêssemos uma maior pressão para que nossos meninos fossem mais valorizados pelo clube.
Muito obrigado a todos.
Marcelo Sassaki é Coxa-Branca de coração.
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para escrever na seção Fala, COXAnauta!, envie seu texto com título, seu nome completo e CPF para falacoxanauta@coxanautas.com.br.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)