
FALA, COXAnauta!
Mensagem dirigida ao Gionédis
Giovani Gionédis, (não vou chamá-lo de prezado presidente, pois não começarei o texto com nenhuma tendência hipócrita),
Sou mais um daqueles torcedores que, jogo após jogo, desde a sua chegada à presidência, percebe o circo que o tradicionalíssimo Coritiba Foot Ball Club se transformou. Alguns pontos foram positivos, é verdade, porém, seus erros são cometidos de forma cada vez mais repetida e prejudicial ao clube.
Valho-me deste momento para fazer alguns questionamentos, sem antes dizer que a culpa por este momento trágico não é somente sua, bem como afirmar que o grande problema do Coritiba é algo sintomático e que antecede a sua chegada.
Vou a todos os jogos do meu amado clube. Torço, grito, incentivo, mas infelizmente vejo que isso é um acontecimento inócuo para a "alta cúpula diretiva" já a algum tempo.
O que realmente acontece nos bastidores do clube? Como torcedor entendo ter legitimidade para questioná-lo a respeito. De mesma forma, gostaria de questionar qual a verdadeira função do Conselho Administrativo do clube? Qual o real motivo que impedem que todas as forças internas do clube confluam numa mesma direção? Por que vocês não se unem (todos os conselheiros, todas as chapas, todas as pessoas) em prol UNICAMENTE do clube?
Quando afirmei que a culpa não é somente sua e que o problema do clube é sintomático e anterior a sua chegada, refiro-me à nítida impressão de que você e seus pares estão de um lado e a oposição" está de outro utilizando o clube como palco para as suas guerrinhas de vaidades pessoais.
Quer uma evidência? Veja o exemplo patético ofertados por todos que concorreram ao último pleito administrativo. (abro parênteses e reflito: qual o real motivo que levou a chamada oposição a permanecer inerte e calada? Será por conveniência ou por interesse escuso? - fecho parênteses). Honestamente, gostaria de fazer essas perguntas pessoalmente, mas sei da impossibilidade, pois, afinal provavelmente na sua concepção, sou mais um "da arquibancada"! Preciso de respostas e elas têm que ser imediatas.
É completamente inadmissível aceitar um resultado como esse contra o "poderosíssimo" time do São Raimundo - AM! Um clube como o Coritiba, campeão brasileiro, maior ganhador de títulos dentro deste Estado, detentor de um estádio, torcida e história inigualáveis, jamais poderia se dar ao luxo de ser humilhado, impondo-lhe a obrigatoriedade de jogar contra um São (não sei o quê) qualquer! Até ontem, o padrão de jogos que estávamos acostumados a ver era os confrontos contra os maiores clubes deste e de outros países.
Entendo ser uma vergonha disputar a segunda divisão na qual temos que jogar contra um "São Raimundo", agora, empatar com este mesmo time, jogando em casa e com dois jogadores a mais em campo?! Faltam-me palavras para descrever o sentimento que me cerca diante deste fato lastimável.
Lembre-se: foi na sua gestão que o clube mais tradicional do Paraná foi rebaixado dentro de campo à divisão intermediária do campeonato brasileiro. Este fato jamais poderá ser apagado de sua vida, e pior: para dor e desconsolo dos milhares de de torcedores, jamais será apagado da história quase centenária do clube.
A torcida do Coritiba não é instrumento, não é fantoche, não é e nunca vai ser passiva. Ela é sim o objetivo maior da existência do clube e assim é que DEVE ser tratada. O Coritiba não é seu, não é meu, É NOSSO!
Não ouse tentar aniquilar o sentimento desta grande nação. Ao menos uma vez na sua vida seja uma pessoa coerente. Coloque em prática os ensinamentos da trágica lição do ano passado e tome ATITUDES!!!!!!
Contratar pelo menos um jogador para dar-lhe a camisa 9 é o mínimo que se espera (mas um de verdade - que venha para resolver, nem que para isso você precise fazer uma limpa nos "centroavantes" contratados). Não ofereça a si mesmo a possibilidade de lamentar por não providenciar essa contratação.
É chegada a hora do chamado risco zero, e vou além, ao ERRO ZERO, sob pena de comprometer toda uma história de glórias e um futuro promissor.
O Coritiba não pode permanecer onde está! Temo pela explosão iminente da torcida.
Seja uma pessoa responsável, não permita que o pior possa acontecer! Somos todos passionais. O sentimento que nos acomete é tão profundo que pode (e inevitavelmente vai) desencadear uma ira jamais vista no Couto Pereira.
Não permita este final melancólico. É preciso acima de tudo ter VERGONHA NA CARA! Discursos preparados como do técnico Bonamigo dizendo que é uma má fase ou do "diretor de futebol" Capitão Hidalgo de que o time foi brilhante não serão mais aceitos como um curativo capaz de estancar a hemorragia, pois a ferida que está aberta no coração de cada torcedor é muito profunda e urge de um tratamento IMEDIATO, mas acima de tudo, EFICAZ.
Como disse, precisamos de respostas. É engraçado, mas até um tempo atrás você não podia ver um holofote e corria dar entrevistas (algumas de extrema infelicidade como aquela em que chamou seus jogadores de pangarés) e agora nem sequer é possível saber se você está no estádio ou não (a não ser por aqueles que o vêem entre os corredores aveludados das sociais, através dos quais você percorre graças àqueles que, como eu, deixam seus reais nas bilheterias para sustentar o clube). O que aconteceu? O mínimo que se espera é que você, como o principal responsável pelo rebaixamento do Coritiba, venha a público e dê uma satisfação.
Peço, encarecidamente, que receba esta mensagem exatamente com um pedido que um faminto faria diante de um alimento. O alimento da torcida do Coritiba é o sucesso do seu time. Dê-nos esse alimento. Acaso você não o faça, não sei mais a quem pedir!
Permita seu coração alviverde pulsar. Ele, com certeza lhe mostrará o caminho correto a ser seguido.
Espero, ao final de todo esse sofrimento (disputar a segunda divisão em 2006), novamente escrever, desta vez para homenageá-lo e reconhecer a recolocação do Coritiba em seu devido lugar. Humildade suficiente para isso eu tenho. Neste ínterim, demonstre que você também tem para fazer a sua parte!
Saudações Alviverdes.
Percy Goralewski
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
O site COXAnautas está disponibilizando espaço para os citados se manifestarem, caso assim desejarem.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)