
FALA, COXAnauta!
Coritiba 2012
Depois de um ano de reconstrução quando atingimos nosso ápice, chegando às finais da Copa do Brasil (ainda não engulo aquela derrota), e infelizmente perdemos a chance de figurar novamente na Libertadores diante dos poodles rebaixados, o Coritiba novamente inseriu seu nome como um dos grandes do futebol brasileiro. O mais vitorioso do mundo, alcunha conquistada ao bater o recorde mundial de vitórias consecutivas, reconquistou sua enorme nação e a expectativa para 2012 era gigantesca.
Enfim começou a nova temporada e com ela voltou à tona aquela velha desconfiança, será que esse ano vai? Perdemos jogadores importantes do elenco e as peças de reposição pouco agradaram a torcida. Vieram os primeiros tropeços, entregamos de “mão beijada” o primeiro turno para um time infimamente inferior. Perdemos uma invencibilidade de quase 50 jogos para um time, bem arrumado sim, mas muito longe da grandiosidade do Coritiba, com todo respeito aos nossos adversários, não podemos esbarrar nesses timinhos do interior e muito menos no rival lá de baixo.
Marcelo Oliveira não conseguia montar um esquema de jogo, sem alternativas o Coritiba voltava aquela velha tradição de times medianos, ligação direta entre a defesa e o ataque e dependência total nas bolas paradas, muito pouco para um time que encantou o país no ano passado com um futebol leve e envolvente. Vieram às cobranças e críticas, abro aqui um parênteses para criticar de forma veemente o profissional Ximenes, apesar do grande trabalho na formulação do elenco do Coritiba, de forma alguma poderia dar uma declaração dizendo “que a torcida só tem que torcer”, pelo contrário a torcida tem que contribuir e tem todo o direito de cobrar sim, mais trabalho e menos declarações polêmicas gerente de futebol, boa parte da queda no número de associados se deve a declarações como essas. Veio a CB 2012 e a expectativa de uma campanha semelhante à de 2011, precisamos de dois jogos para eliminar o desconhecido Nacional-AM e mais dois jogos para eliminar o ASA de Arapiraca. Porém foi exatamente na segunda partida contra o ASA que o Coritiba se encontrou, os jogadores começaram a se movimentar, jogar mais perto um do outro e principalmente honrar a camisa, jogar com a alma guerreira. Depois veio o jogo contra o Operário Ponta Grossa, empate em 2x2 e muitos gols perdidos, porém o time novamente correu e teve breves lampejos daquele time de 2011. E veio o Atletiba, era ganhar e carimbar o passaporte pra final, foi o que aconteceu. Mais uma vez o Coritiba se impôs e aproveitou o desequilíbrio emocional dos rivais para sacramentar mais uma vez o velho conhecido 4x2.
Essas três ultimas partidas mostraram que o Coritiba pode sim fazer uma boa campanha, não podemos mascarar os fatos, precisamos sim de algumas contratações e alguns ajustes, mas o time começa a ganhar corpo, a movimentação e a gana de vitória parecem ter voltado ao Alto Glória, e como se ouviu nas arquibancadas domingo, OHHH O CAMPEÃO VOLTOU. Vamos time da alma guerreira, vamos mostrar ao Brasil a sua grandeza. Sempre ao teu lado Coritiba.
A IMPERIO ALVIVERDE
Parece bater na mesma tecla comentar sobre a importância da organizada no apoio irrestrito ao Coritiba, cada dia mais a torcida apóia e impulsiona o Coritiba para cima dos seus adversários. Não estaria na hora de liberar a entrada das faixas e todos os materiais da Império Alviverde? Depois daquele lastimável fato ocorrido em 2009, a torcida se empenhou ao máximo para penalizar os culpados e na
busca pela melhoria da relação torcida – diretoria, não seria então hora de dar um voto de confiança a ela e apostar na sua sintonia com o time para alavancar ainda mais a campanha alviverde? Hoje boa parte da organizada é devidamente associada ao clube e a torcida, fato que facilita na identificação de membros para eventuais contratempos. Acredito que a maioria dos torcedores alviverdes concordaria em ter de volta a IMPÉRIO ALVIVERDE, na curva do Couto. Deixo a sugestão, façamos uma enquete na entrada de um jogo do Coritiba, no Atletiba da final, por exemplo, e vejamos qual o grau de aceitação da torcida, ai depois caberá a diretoria tomar sua
decisão. Acredito também que a diretoria deveria independente de liberar ou não o material da organizada, liberar e apoiar o GREEN HELL, só quem pode ver ao vivo aquele espetáculo sabe do que estou falando, um verdadeiro show da torcida alviverde e a maior festa já vista por qualquer clube brasileiro. Vamos lá diretoria, vamos unir forças para colocar novamente o Coritiba no seu lugar,
união+trabalho+muitos sócios = Coritiba forte e vencedor. Sou coxa, sou IAV, tenho sangue, coração e alma verde e branco. Sempre ao teu lado Coritiba. Meu Coritiba Amo você. SAV.
Johnny Anderson Konno (Japa) é Coxa-Branca de coração.
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para escrever na seção Fala, COXAnauta!, envie seu texto com título, seu nome completo e CPF para falacoxanauta@coxanautas.com.br.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)