
FALA, COXAnauta!
Ultimamente, existe uma separação de perfil de torcedores do Coritiba: Alices e Cornetas.
Alice, criatura encantadora criada por Lewis Carroll, vivia num mundo a parte, onde tudo era fantástico e maravilhoso. Um mundo de sonho e magia. Um mundo onde tudo convergia para o melhor. O mundo das maravilhas.
O corneta é conhecido historicamente por ser aquele torcedor mais caótico, que quer escalar o time, não fica satisfeito com uma derrota magra contra times inferiores, que sempre está insatisfeito com a atuação de determinados jogadores e grita, grita, grita.
Podemos dizer que existe um lado certo e outro errado? Não.
Nosso perfil como torcedores do Coritiba foi alterado ao longo dos últimos 5 anos. Fomos do caos as maravilhas. E como se não bastasse uma, fomos duas. Lembro que isso em menos de 5 anos. Recebemos uma overdose de desgostos e alegrias. De vontade de xingar todos a vontade de exaltar todos. Aprendemos a enxergar o insucesso rapidamente.
Eu diria que isso se tornou habilidade. Conseguimos identificar se determinado jogador nos dará alegria pela forma como ele pisa no gramado. Mas também aprendemos a ter expectativas positivas. Manter a fé que mesmo que tudo se
destrua, iremos reconstruir.
O importante aqui, não é o seu perfil como torcedor. Torcer, vibrar, gritar, xingar, se decepcionar... é tudo parte do jogo. O importante aqui é seu amor ao clube. Somos todos únicos em nosso jeito de torcer. Mas também somos todos um só em nossa torcida única.
Nos é direito como torcedores de sermos Alices. Imaginarmos que amanhã, o Coritiba triunfará forte.
Nos é direito como torcedores de cornetearmos. Sem a pressão, não existirá mudanças.
São nossos direitos porque no fundo, o Coritiba somos nós. Podem trocar todos os jogadores, podem mudar nossa série, podem nos tirar o estádio e até mesmo a cor do nosso uniforme. Mas quando olharmos para uma arquibancada por perto, estaremos sempre vendo o motivo de ser Coritiba: nós.
André Lopes de Araujo é Coxa-Branca de coração.
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para escrever na seção Fala, COXAnauta!, envie seu texto com título, seu nome completo e CPF para falacoxanauta@coxanautas.com.br.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)