
FALA, COXAnauta!
Curitiba virou um canteiro de obras... Um inferno no trânsito, nas calçadas, enfim, algo que parece infinito. E quando a gente pensa que vai acabar o tormento, pura ilusão. Como eu trabalho no Rebouças, perto da "sub-sede" da Copa, é ainda pior. Não raramente eu demoro mais tempo que o normal para chegar ao trabalho, já que a rua Brasilio Itiberê vive em meia pista. Obras de cunho eleitoral (sim, porque o atual prefeito precisa se reeleger) e obras para acelerar a reforma do estádio, tudo para transtornar a vida de quem não tem nada a ver com isso numa draga. A Copa 2014 veio para atormentar. Eu fico pensando nas pessoas que terão que sair de suas casas para dar passagem a esse crescimento desenfreado e sem sentido, movido pela desapropriação de seus imóveis. É como o secretário municipal Luiz de Carvalho disse certa vez "elas terão que sair, seja por bem (acertando um valor com a prefeitura), seja por mal (na justiça, com ordem de despejo)". Lembrando que esses imóveis serão incorporados ao patrimônio do C.A. Paranaense. Assim como o nobre papagaio-de-pirata, que atende pelo nome de Mario Celso Cunha, disse a respeito dos empréstimos junto ao BNDES, amplamente divulgado na mídia.
Nós somos reféns disso, o povo brasileiro se entorpeceu pelo futebol e pela Copa. Eu li um comentário do Julio Cesar na coluna do meu amigo Rodrigo Sibut a respeito disso, onde ele diz que "só os poodles aprovam a tal Copa do Mundo...". Eu diria que até eles estão abrindo os olhos. Porque chega a ser feio o que está acontecendo no país do futebol. E eu só vejo uma voz discordante, justamente de um cara que eu achei que nunca ia chegar onde chegou, muito menos dizer o que disse, o agora deputado federal Romário. Menos mal que pelo menos um deputado tenha coragem de dizer o que ele disse. E eu espero que outros sigam o exemplo, embora considere isso muito dificil.
Eu deixo claro: sou CONTRA a Copa do Mundo no BRASIL, não somente em Curitiba. Não porque é o estádio "deles", mas porque o investimento é muito grande e o legado estrutural não justifica tal investimento. Isso tudo está servindo exclusivamente de propaganda eleitoral e enriquecimento ilicito, fruto de obras superfaturadas, uma vez que os prazos estão se esgotando e tudo acaba sendo feito em regime de urgência. Sou muito mais favorável às Olimpíadas 2016... E quero ver no que isso vai dar no final, já que jogaremos todo o crescimento econômico e administrativo no lixo por causa de um capricho e da vaidade de alguns. E espero sinceramente que o Coritiba Foot Ball Club não participe disso.
Fabiano Utrabo Merlin é Coxa-Branca de coração.
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para escrever na seção Fala, COXAnauta!, envie seu texto com título, seu nome completo e CPF para falacoxanauta@coxanautas.com.br.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)