
FALA, COXAnauta!
O QUE É SER COXA-BRANCA?
"Infelizmente, vemos os erros de 2005 serem cometidos novamente.
Naquele ano sempre escutávamos que era apenas uma fase passageira, a diretoria sempre tinha respostas para tudo, isolou-se na soberba e o resultado foi tragicamente descer uma degrau e desde então estamos vivendo um terrível pesadelo.
Somos gratos ao saneamento financeiro do clube, mas não podemos concordar com a pífia administração de nosso futebol.
Parece que os jogadores e dirigentes esqueceram da magia e da mística de nossa camisa.
Os seus exemplos dentro e fora do campo estão denegrindo a história de um dos clubes mais importantes de nosso país. Quem são estes jogadores que dizem ter hombridade e no campo fogem de suas responsabilidades, ou que covardemente tentam agredir nossa torcida, a qual é o maior patrimônio do clube.
Quem são Paulo Miranda, Índio, Cristian, Jefferson, Jackson, Edu Sales e outros, comparado a Alex, Miranda, Adriano, Brum, Rafinha, Fernando, Tcheco, Liedson, Marcel e tantos outros jogadores que vestiram e honraram nossas cores com amor, raça, competência e honestidade.
Talvez a única igualdade existente são os altos salários recebidos. O segundo grupo jogava, enquanto que o primeiro apenas tenta agredir covardemente a nossa torcida.
Tivemos um passado glorioso que sempre deverá ser contado e valorizado, porém vocês estão esquecendo do nosso presente, que com uma atuação medíocre está contribuindo para um futuro amargo.
Hoje, temos alegria de que homens como Artur, Anderson Gomes, Henrique, Keirrison e mais alguns, vistam o nosso manto sagrado. São exemplos como estes que nos dão um alento que tempos de alegria poderão aparecer novamente. Porém medidas extremas devem ser tomadas e, rapidamente.
Chegou à hora da verdade e se não houver decisões corretas e sábias, poderemos ir para terceira divisão.
A diretoria atual não pode viver num completo isolamento. O Conselho tem que parar de ser omisso. A torcida tem que apoiar ainda mais forte e pode sim cobrar se os resultados não aparecerem, pois como anteriormente foi frisado, ela é o maior patrimônio de nosso clube.
A administração feudalista que existe em nosso clube deve acabar. Todos os sócios de nosso Glorioso podem e devem ter o direito de votar, de ser votado de sugerir e de ajudar o nosso amado clube.
Não é o status de conselheiro que dá o direito daqueles serem mais do que o torcedor da arquibancada.
Qual é a alegria de um time sem torcida? A resposta é simples: nenhuma.
Nos torcedores e verdadeiros coxas brancas somos aqueles que nas palavras emocionadas de locutor nacional de televisão assim falou “Olha que bonita a manifestação da torcida do Coritiba, presta atenção..., um estádio como mais de vinte e cinco mil pessoas, acompanhando um time que está caindo para Série B, com os resultados da rodada e, CANTANDO QUE É COXA-BRANCA COM MUITO ORGULHO E MUITO AMOR.”
Nós torcedores não somos irresponsáveis, incompetentes e descompromissados, amamos nosso time e não podemos ficar de braços cruzados e olhos fechados.
Basta, é hora de acordar, pois se medidas como afastamento de jogadores não forem tomadas, não serão os mercenários que sofrerão e sim nós os torcedores é que iremos sofrer".
Luis Fernando Dietrich é Coxa-Branca de coração.
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)