
FALA, COXAnauta!
A cultura grega nos deixou um grande legado, a saber, a sua filosofia. Ainda hoje vemos traços dos estilos, técnicas e linhas de pensamentos defendidos pelos pensadores gregos.
Um destes estilos, era os sofistas. O sofismo era uma correte de pensamento que muito se preocupava com o convencimento de seus ouvintes. Os sofistas foram inclusive responsáveis por criar a “retórica” a arte de bem expressar-se.
A questão toda, entretanto, é que o sofismo usava de argumentos que pareciam verídicos para incentivarem a conclusões absurdas. Ou seja, o sofismo usava da arte de manipular a fim de levar a conclusões erradas e equivocadas. Sobre os sofistas o grande Platão disse: "um impostor, caçador interessado em jovens ricos, comerciante didático e atleta em combate malabarista de argumentos, mais verosímeis do que verdadeiros, mais sedutores do que plausíveis"
Uma das grandes armas da retórica (criação dos sofistas), era o “Argumentum ad hominem”. Tal tática dava-se em desviar o foco principal em questão e mirar no oponente. Ou seja, ao invés de apresentar argumentos convincentes, o debatedor tentava desqualificar o seu oponente, sem entretanto apresentar a verdade.
Mas por que de toda essa ilustração da filosofia grega?
Depois de ler a carta do Mario Celso Petráglia só posso me curvar aos filósofos gregos diante da condição que possuíam de dissecar os “espíritos humanos”.
O MCP deu uma aula de sofismo. Tirou o problema central de foco e partiu para o “argumentum ad hominem”. Mirou sua metralhadora no Dr. Vilson de Andrade e destilou todo o fel de sua língua.
Convenientemente, esquece o MCP que o Couto Pereira é uma propriedade privada e quem é dono, não precisa dar explicação em nenhum momento a ninguém sobre a sua propriedade, a não ser, ao estado, quando justificado necessário. Se quiser emprestar, empresta! Se não quiser, não empresta. Só isto! Este é o verdadeiro foco!
Não é falar do Vilson! É falar sobre o Coritiba, sobre sua torcida e sócios desejarem ou não emprestar o estádio Couto Pereira. O Coritiba e o Dr. Vilson não devem nada ao Petráglia, nem boa tarde, nem bom dia e nem explicação.
O Petráglia vai falar do Vilson? Deixem que a história de ambos fale por si só!
O velho coronelismo não se aguenta com um não e se debate ante a eminente derrota. Sabe que é muito difícil a CBF tomar parte nisto e que é bem provável que se repita no STJD o que aconteceu no TJD-PR, caso o assunto vá à justiça.
O desespero já bate as portas do MCP!
Desesperados apelam pra tudo, até para sofismas!
Iverson T. dos Santos é Coxa-Branca de coração.
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para escrever na seção Fala, COXAnauta!, envie seu texto com título, seu nome completo e CPF para falacoxanauta@coxanautas.com.br.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)