
FALA, COXAnauta!
Razão e Emoção.
Diretoria e Torcida.
Ambos andam juntos, mas também separados.
Ninguém negará, que temos Diretores apaixonados pelo Coritiba, assim como não negaremos que a Torcida entende as dificuldades financeiras que nosso clube passa.
Ninguém negará, que o lugar da razão é na gestão e o da emoção nas arquibancadas.
A Diretoria mantém os pés no chão, cumpre o planejamento procurando não correr riscos. Se o dinheiro é pouco, façamos o melhor com o que o nos é possível. E foi assim que tivemos um ano de fartura em 2011. Mas em 2012 parece que alguns fantasmas voltaram, e o filme começou a se repetir... mas a experiência começa a falar mais alto, tanto para Torcida que cobra quanto para Diretoria que age nas deficiências do time.
Contra o Toledo tivemos um jogo sofrível. A Torcida não perdoou. Mesmo com bola rolando se manifestou cobrando jogadores, raça e atitude. Ganhamos sofrido e os nervos de todos estavam exaltados.
Contra o Paranavaí, tínhamos Roberto, recém contratado. Fruto da revisão de planejamento da Diretoria. O time levou um gol, estava perdendo. A Torcida colocou o time no colo e afagou. Mostrou que ali existia apoio. Os jogadores mostraram mais vibração e a vitória veio ao natural.
O Torcedor não é desconhecedor do futebol. Sabe que um atacante fixo não resolvia. Pediu velocidade. Ela veio e o time melhorou e se mostrou mais dinâmico. A Torcida vê que o time ainda não é aquilo que ela queria ver, buscando títulos. E cobra. Porque sabe que ela é o principal catalisador de mudanças.
O time está se acertando taticamente, ganhando a identidade que o tão contestado Marcelo Oliveira queria. Marcelo Oliveira que divide opiniões, se perpetuando no comando do time. Parece ser convicto, mas que mostra saber mudar. A ele, cabe a alcunha de derrotado. Mas como gostaríamos de tê-lo vitorioso sobre nossos ombros.
O time está ganhando reforços do mercado e do Departamento Médico. começando a ganhar novo craque, para dividir o posto com Rafinha. Lincoln começa a fazer muita gente esquecer o antigo camisa 10 (quem era mesmo?).
Parece estar. O time não é o ideal, mas começa a engrenar. A Torcida sabe das dificuldades financeiras, mas quer um time competitivo. A Diretoria quer um time competitivo, mas sabe das dificuldades financeiras. A Torcida apoiará e defenderá o Coritiba sempre! A Diretoria fará a gestão para um clube sustentável para o sempre!
Só não podemos esquecer que Torcida e Diretoria, ambas são importantes para o futuro do Coritiba. Sem Torcida, haverá um estádio vazio, solitário e triste. Sem Diretoria, haverá dívida, jogadores fracos e incertezas.
Ponto de equilíbrio. Cada qual fazendo seu papel.
André Lopes de Araujo é Coxa-Branca de coração.
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para escrever na seção Fala, COXAnauta!, envie seu texto com título, seu nome completo e CPF para falacoxanauta@coxanautas.com.br.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)