
FALA, COXAnauta!
A torcida do Coritiba não pode reclamar de falta de emoção neste Campeonato Brasileiro.
A campanha oscilante do Coxa nos trouxe vários sentimentos: certeza, desconfiança, derrotismo, alegria, e raiva. Mas as ultimas vitórias, sobre o Palmeiras fora de casa, e a do último domingo, sobre o Flamengo, fizeram um sentimento muito presente durante as finais da Copa do Brasil ressurgir: esperança.
Para que ela se mantenha viva, o jogo contra o Atlético Mineiro é decisivo, tanto quanto para as pretensões Alviverdes de classificação à Libertadores da América.
Se estamos livres do fantasma do rebaixamento, e apenas uma vitória nos mantém na briga pelas primeiras colocações, é imperioso que nosso técnico escale o time com uma postura ousada e agressiva com o intuito de acossar os mineiros e não deixá-los impor o seu ritmo de jogo.
A vitória contra o Palmeiras, só foi obtida, pois, por conta de lesões, Eltinho foi posto na lateral, deixando-nos mais ofensivos; e nossa meia cancha, com a entrada de Everton Costa, ganhou força e velocidade. Da mesma forma pode ser feito contra os mineiros, que tem um elenco tão quanto, ou mais fraco que o dos paulistas.
Isto, pois, é certo que a torcida coxa-branca não se contentará com um empate obtido através de uma apresentação apática, de quem joga ciente da possibilidade da derrota, como fizemos contra o Avaí em Florianópolis. Como também é certo que o discurso "lugar comum" de valorizar a grandeza do time adversário, muito comum ao Sr. Marcelo Oliveira, não nos serve mais de nada, já está ficando insuportável, e não será aceito se vier novamente, ainda mais após uma derrota contra o galo.
Entendam-me leitores, não me irrita a derrota, pois não sou daqueles torcedores que amam a vitória, mas sim o Futebol e o Coritiba, me irrita sim é ver um time cheio de potencial amarrado ou encolhido por puro contentamento com o já obtido, ou por falta de ousadia, como muitas vezes aconteceu conosco neste campeonato.
Um grande exemplo disso é o Figueirense, que tem um elenco muito mais limitado do que o nosso, porém joga de forma ousada e ofensivamente. Vejam o que esta postura lhes rendeu: a luta direta pelo título.
Assim jogadores, Professor Marcelo Oliveira; no próximo jogo, demonstrem que não estão felizes e satisfeitos ainda; demonstrem nesta quinta feira que vocês querem mais. Demonstre que vocês realmente sabem do que vocês são capazes, e conquistem o que vocês e a torcida coxa-branca merecem: Uma vaga na Taça Libertadores da América!!!
Saudações Alviverdes!!
Fernando Schumak Melo é Coxa-Branca de coração.
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para escrever na seção Fala, COXAnauta!, envie seu texto com título, seu nome completo e CPF para falacoxanauta@coxanautas.com.br.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)