
FALA, COXAnauta!
Acredito fielmente em planejamento, mas quando ele não acontece, é hora de rever.
Planejado = ganhar primeiro turno do paranaense
Realizado = segundo lugar, com 1 ponto a menos.
Revendo o planejamento: Por que não ganhamos o primeiro turno? Faltaram jogadores qualificados, treinador ou ambos?
Acredito que mexer no comando técnico não é a solução. Vivemos uma falência de treinadores no Brasil. Marcelo Oliveira é muito contestado, mas quem poderia assumir nosso time? Vejo o Cruzeiro com Vágner Mancini, A.Mineiro com Cuca, Inter com Dorival, Flamengo com Joel, Vasco com o auxiliar do Ricardo Gomes, Palmeiras com Felipão e São Paulo com Leão (pior é pensar na seleção com o Mano). E imagino eles treinando nosso time. Daria resultado? Prefiro
não apostar. Alguns mal chegariam a fixar residência por aqui. Mantenho o planejamento, com Marcelo Oliveira.
Mas e o time? O time precisa mudar. Precisa qualificar.
Lincoln é a maior contração e vem com status (e salário) de camisa 10. É? De 12 jogos até agora, em quantos ele foi a diferença e se consagrou como craque? Mas lá na Alemanha...
Renan Oliveira chegou a brilhar nossos olhos. Promessa do A.Mineiro, uma jóia. Alguém lembra do Castorzinho?
Marcel é a esperança de gol. Tudo bem que a esperança é a última que morre (normalmente aos 43 do segundo tempo) mas com certeza a torcida quer é a certeza de gol.
Os jogadores que vieram não estão rendendo dentro do planejado.
Os jogadores que faziam a diferença ano passado e ficaram, começaram a dar mostras de desgaste técnico porque estão se desdobrando para fazer o time jogar.
Os jogadores que compunham o elenco continuam na mesma.
Os jogadores das categorias de base continuam sendo subutilizados e indo parar nos times paulistas da A2. Eles são novos para jogar. E depois que voltam estão muito velho.
É hora de rever. Abrir a lista de jogadores em observação e trazê-los. Vai custar dinheiro? Perder sócios (passionais) e cair para a série B não custa também?
No último jogo Diretoria, Comissão Técnica e Jogadores viram o sentimento do torcedor. Sentiram a pressão. Sentiram que a lua de mel acabou. Agora que estamos casados (plano de sócio) começam as exigências e as responsabilidades.
Cabe a torcida continuar a ir aos jogos, apoiar. Vale vaiar e xingar de burro. Motivar é preciso.
Cabe ao Marcelo Oliveira assumir sua responsabilidade pelo rendimento do time e treinar mais a tática e jogadas desse time. Se é para cruzar a bola na área, faça os laterais sujarem a chuteira de cal, e não ficarem fechando para o meio.
Cabe aos Jogadores darem o máximo de si. Falar menos e jogar mais nunca fez mal a ninguém (pode até comemorar só com Deus os gols, ninguém vai reclamar).
E enfim, cabe a Diretoria rever o planejamento.
André Lopes de Araujo é Coxa-Branca de coração.
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para escrever na seção Fala, COXAnauta!, envie seu texto com título, seu nome completo e CPF para falacoxanauta@coxanautas.com.br.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)