
FALA, COXAnauta!
'Queria ter dado uma vitória a eles'
Este texto fala dos fiéis e abnegados torcedores do Verdão que dedicaram muito do seu tempo diário para apoiar e ajudar a motivar os jogadores do Campeão do Alto da Glória.
A Idéia
Há mais ou menos um mês eu e a minha colega de site, Thainá Laureano, vínhamos conversando sobre como incentivar os jogadores a lutarem pela Torcida que Nunca Abandona como se fosse por suas famílias. Sendo assim resolvemos nos comportar como tal, pensando neles como se fossem nossos entes queridos.
A idéia era simples, mostrar aos jogadores que nós sabíamos que eles são falíveis, passíveis de erros e que estamos ao lado deles mesmo assim, pois eles representam o Coritiba.
A Thainá comentou uma passagem do livro do mestre René onde ele citava uma senhora que sempre levava cartolinas com frases de apoio aos jogadores e isso ajudava MUITO na motivação.
Sem conseguir dormir em uma das tantas madrugadas que eu não conseguia parar de pensar em como ajudar o Cori, fui para o orkut dividir isso com vários guerreiros e, para minha surpresa, minha idéia inicial, a de levar cartazes para os jogadores verem antes dos jogos, foi bem aceita. O problema: ela precisava ser executada.
Falamos com o marketing do clube e em consenso eu, Thainá e Osvaldo decidimos que colaríamos os cartazes no vestiário sem os jogadores saberem ao invés de erguê-los antes do jogo.
Na madrugada que antecedeu o futebol da galera do orkut, uma semana antes do AtleTiba, eu pedi para quem estivesse organizando que conversasse comigo, para podermos confeccionar os cartazes. Infelizmente a idéia não deu muito certo por ser tão tarde. Poucas pessoas levaram cartolinas para fazer as frases de apoio.
Nos dias seguintes conversei muito com o rapaz que organizou a lista de quem faria o quê, o Marlon. Ele delegou as funções de cada cartaz a nove abnegados torcedores do Verdão, o Luiz Henrique, Ernani, Amanda, Francine, Aru, Paula, Carolina, Renato, Marquinhos e Leo. Estas pessoas fizeram cartazes com belas frases de apoio aos jogadores em cartolinas igualmente bem trabalhadas. Nenhum dos 37 jogadores que compõem o elenco Alviverde ficou de fora, inclusíve os lesionados há tempos como Dick e Pedro Ken.
Eu sei que cada um deles usou o coração para confeccionar as peças, dava para ver o amor no rosto de cada um deles ao colá-las nas paredes do vestiário. Infelizmente não pude estar com eles na colagem por ter um compromisso inadiável, uma pena, eu gostaria de dar um abraço em todos pela dedicação.
O jogo
Fui ao Couto Pereira bem cedo, em torno de meio-dia e me encontrei com o Marlon, Ernani e posteriormente Carolina, todos ansiosos para o jogo querendo saber qual foi a reação dos jogadores ao ver os cartazes.
O que vimos em campo no primeiro tempo todos sabem, um time burocrático tendo suas jogadas mais agudas anuladas pelo A. Paranaense, e no começo do segundo tempo um time apático e apagado. A minha impressão é que o gol do adversário foi o que acordou os jogadores. Caso isso não tivesse acontecido teríamos um jogo sem gols.
Assim que levamos o gol do clube ruborizado percebi um desânimo grande em boa parte da massa Verde e Branca e quando olhei para trás vi a Carolina, uma das guerreiras que ajudou na confecção dos cartazes chorando sendo amparada pela Amanda que também havia feito os cartazes com frases de apoio. Aquela cena me cortou o coração de tal forma que só o que pude fazer era gritar sem parar COOOOOOXAAAAAAAA, não sabia o que fazer, eu não podia deixar o Verdão perder para um clube caindo para a segunda divisão depois de uma semana em que torcedores mostraram de uma forma tão especial todo o seu carinho pelo Cori.
Gritamos todos juntos, lembro que as vozes mais marcantes eram as da pequena Carolina, Amanda, Marlon, Ernani e minha colega Kamila. Parabéns pela luta companheiros! Parabéns por não parar mesmo na adversidade!
Gol do Coritiba!!!!
Assim que o Cori fez o gol percebi a alegria nos rostos de todos os que ali estavam, abracei com força a Kamila e logo depois corri pra ver como estava a Carolina, chorei ao ver a expressão de alegria misturada as lágrimas derramadas pelo gol do adversário. Minha sensação de impotência por não poder dar uma vitória a cada um deles foi enorme mesmo com o gol do Cori, não segurei as lágrimas e chorei copiosamente por algum tempo, e quanto mais recebia demonstrações de carinho dos meus amigos mais eu percebia que o Coritiba é uma família feita de amor, de carinho e de alegria. Amigos, quero vocês sempre perto do meu coração, obrigado pela força naquele momento tão delicado.
Cada lágrima que derramei estava carregada de devoção e de luta pelo Coritiba e confesso, cada vez que penso naquele momento fico com os olhos marejados.
Sei que cada um dos torcedores que fez os cartazes faria de novo, sei que fizeram e continuarão fazendo por prazer em ajudar o Coritiba e sei também que esta corrente vai crescer.
Obrigado a todos vocês amigos por existirem e por lutar tão fortemente pela minha razão de viver, o Coritiba.
Termino esta coluna com dois pensamentos, o primeiro do revolucionário poeta Bertold Brecht:
"Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis."
Para mim este pensamento mostra o espírito destes guerreiros Coxas-Brancas.
E o segundo pensamento, do artista multifacetado Jean Cocteau:
"Não sabendo que era impossível, foi lá e fez"
Este pensamento se identifica com a determinação destes torcedores, da luta deles pelo Coritiba e muito mais do que nos jogadores ou no clube mas principalmente por acreditarem que eles poderiam fazer a diferença.
Luiz Henrique, Ernani, Amanda, Francine, Aru, Paula e Carolina, Renato, Marquinhos e Leo, obrigado a cada um de vocês por acreditarem no Coritiba e na capacidade que vocês tem de lutar por algo, continuem assim sempre! Sinceramente não sei como agradecer todo o carinho com que que vocês abraçaram esta idéia.
Diego Souza é fotógrafo COXAnauta, maluco por natureza e Coxa-Branca de coração.
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)