
Fala COXAnauta!
Por Rafael Ceschin
Que me desculpem os demais torcedores alviverdes a discordância, mas possuo uma visão diferente referente ao nosso presidente Vilson Ribeiro de Andrade. Ainda confio no seu trabalho e vou explanar os motivos relembrando antes alguns fatos recentes da história do Coritiba durante sua gestão.
Começando pelo ano de 2011, o ano mágico na gestão do Vilson. Fomos a uma final de Copa do Brasil diante do Vasco da Gama e fomos prejudicados na última partida com uma arbitragem medíocre, que se ausentou em momentos importantes da partida. Ainda que não extremamente decisiva, a arbitragem errou muitas vezes no jogo de volta contra o Vasco e prejudicou o time do Coritiba. Durante todo o Brasileirão deste ano, vimos novamente vários erros de arbitragem o que culminaram na não classificação alviverde para a Taça Libertadores da América do ano seguinte.
Em 2012, chegamos novamente a final da Copa do Brasil. Desta vez, a arbitragem foi ainda mais decisiva cometendo diversos erros contra o Coritiba quando da primeira partida disputada em Barueri. Diferentemente do ano anterior, desta vez a arbitragem foi extremamente decisiva e, não fosse a péssima atuação (para não dizer mal intencionada) do Sr. Wilton Pereira de Carvalho, o Coritiba certamente seria campeão naquele ano.
Este foi sem dúvida um ponto divisor de águas na gestão do Vilson. Depois disso o Coritiba lutou contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro nos dois anos seguintes, foi eliminado precocemente na Copa do Brasil de 2013 além de não disputar nem mesmo a final do campeonato estadual no ano atual.
Vilson mudou sua visão após a final da Copa do Brasil. Ele entendeu que não existe como mudar o futebol de fora para dentro e podemos ver as medidas tomadas nos últimos anos. Vilson se levantou contra a corrupção no futebol e tem lutado pela ética, privilegiando clubes que cumprem seus compromissos financeiros, para que haja uma equivalência dos clubes menores. Além disso, Vilson tem se envolvido com a CBF. Acredito eu que ele se envolva com nojo pois deve ver as coisas que acontecem naquele meio, mas é a hora de baixar a cabeça e conseguir se tornar alguém lá dentro.
O que quero dizer é que, agora, Vilson deixou de investir em time, técnico, base, e passou a investir na ética, buscando mudar isso de dentro para fora. Ainda confio no trabalho do nosso presidente. É muito difícil ver o time na situação que está. Tenho ido aos jogos e como qualquer torcedor fico muito irritado com nossos jogadores. Porém, acredito que isso esteja acontecendo por um bem maior e que este envolvimento do nosso presidente dentro da corja que exista dentro da CBF, possa render frutos duradouros no nosso futuro e não uma final disputada a cada 15 anos.
Rafael Ceschin é Coxa-Branca de coração.
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para escrever na seção Fala, COXAnauta!, envie seu texto com título, seu nome completo e CPF para falacoxanauta@coxanautas.com.br.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)