FALA, COXAnauta!
Temos notado de uns anos para cá, um crescente desdenho com relação ao campeonato paranaense, que tenta ser rotulado de “Ruralzão” pelos torcedores rivais. Até aqui, nada de novo, pois aqueles que não conseguem superar seus oponentes tratam logo de minimizar as conquistas do rival, numa tentativa frustrada de justificar seus fracassos.
Também não é novidade que este "movimento" contrário ao nosso campeonato se intensificou com as seguidas conquistas que o CORITIBA teve nos últimos anos e que vai continuar tendo, pois não vejo num curto ou médio espaço de tempo, qualquer clube do Paraná, sequer chegar a se quer aproximar ao CORITIBA em número de títulos no nosso estado.
A novidade sim é a estranha adesão a esta ideia, que vejo por parte de alguns colegas COXAS.
Será ingenuidade? Se for sugiro que repensem, pois o que leva alguém a menosprezar as próprias conquistas?
Como disse, o "Ruralzão", termo pejorativo que ofende nosso estado, e principalmente as equipes do interior foi e é idealizado pelos rivais, mais especificamente por um lunático, presidente de um clube rival, ao qual não ouso citar o nome, pois não é necessário.
Agora sugerem o retorno da Copa Sul Minas com o qual propósito?
Com a alegação de que seria um campeonato de nível técnico elevado e blábláblá?
Faço uma pergunta: Alguém sabe se os outros estados tem interesse neste campeonato?
Até onde sei e acompanho, o único lugar do Brasil em que existe este comportamento ridículo em diminuir o que é próprio é o estado do Paraná. Se alguém tem dúvida faça uma pesquisa. A grande maioria valoriza sim seus campeonatos estaduais e para eles é um honra ser campeão, ter a hegemonia, e sagrar-se campeão em cima dos maiores rivais.
Logicamente que quem perde (quase sempre) vai desdenhar, mas não caiamos nessa. Isso é papo furado e desculpa de quem nasceu para perder.
O nível do campeonato é fraco? Sim, mas não mais fraco dos que os outros estaduais, à exceção do campeonato paulista, que obviamente pelo maior investimento, atrai melhores atletas.
O que fazer então?
Na verdade o que cada um pode fazer então? Sim cada um porque todos têm responsabilidades por este campeonato.
Ouço críticas à emissora que detém os direitos de transmissão do campeonato paranaense que sinceramente não entendo.
Os caras se esforçam para transmitir os jogos, inclusive entre as equipes do interior e tem gente que ridiculariza. Preferem o quê? Assistir Corinthians e Flamengo?
Vejo que a TV neste caso, tem sim cumprido seu papel de divulgar e incentivar nosso campeonato. Se ela ainda paga pouco é porque os clubes e o pior, as empresas do Paraná não estão fazendo a sua parte.
Tempos atrás uma das maiores cooperativas agrícolas do Brasil, situada no Paraná resolveu investir milhões de R$ no Flamengo, clube do Rio de Janeiro. Fico me perguntando o que esta empresa ganhou com isso, uma vez que é uma marca consolidada no mercado nacional. Porque não investiu em nossas equipes?
A crônica paranaense principalmente a do rádio que é a que mais fatura com o esporte, também contribui muito para o baixo nível do campeonato. A maioria dos cronistas só sabe criticar o nível da competição, mas também pergunto: O que esta crônica, formada por dinossauros do rádio e por gente sem nenhuma experiência, faz para contribuir com as competições?
Não obstante, os clubes também são negligentes na formação de talentos e na procura de craques pelo estado. Eu me questiono porque atletas como Alexandre Pato, Nilmar, Leandro Damião (só pra citar alguns poucos) não foram descobertos por nossas grandes equipes?
Os clubes ainda permitem que "empresários" se tornem donos dos clubes, vide o Londrina, com uma imensa torcida que colocou mais de 30 mil pessoas em um estádio, ficar a mercê de um empresário que a hora que decidir "tirar o time de campo" só deixará dívidas para esta grande força do futebol paranaense.
Isso sem falarmos de nossa federação e comissão de arbitragem que praticamente não existem.
Penso que acabar com o estadual não é o caminho. O que temos, é que fortalecê-lo, incentivá-lo, e cobrar para que cada um faça a sua parte. Inclusive que nós torcedores façamos a nossa parte.
Só assim seremos respeitados fora de nosso próprio estado.
Deixo um pedido especial à torcida COXA. Não se deixem levar pela moda. Não critiquem por criticar. Não entrem nessa onda de "Ruralzão". Ruralzão não!!!
Valorizemos mais o que é nosso. Somos o que somos, ou seja, grandes e respeitados por nossas conquistas e pelo respeito que sempre tivemos com nossa terra. Somos Tradição. Não nos esqueçamos disso.
Saudações Alvi-Verdes.
Paulo Roberto Pavlak é Coxa-Branca de coração.
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para escrever na seção Fala, COXAnauta!, envie seu texto com título, seu nome completo e CPF para falacoxanauta@coxanautas.com.br.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)