
FALA, COXAnauta!
A maioria da torcida do Coritiba é ótima. Vai ao estádio pra empurrar o time, entende seu papel no momento em que a bola rola e incentiva o time o tempo todo. Agora, tem uma parcela de pessoas que não deveriam nem ir ao estádio. Deveriam ficar em casa e assistir o jogo da TV a cabo, onde poderiam extravasar toda sua raiva e sua ignorância sobre futebol para si mesmos.
Caro Chato: pare de descontar sua frustração com o mundo, sua impotência, ou seja lá o que for, em cima do Coritiba.
Em qualquer lugar que se vá no estádio sempre tem um chato (noto isto desde 1984, quando comecei a ir aos jogos do Coritiba). Para eles, nada presta, tudo está errado. O estádio, o treinador, o jogador, a grama. O outro time é sempre melhor. Nada dá certo. Se o jogador do Coritiba perde a bola o cara xinga, mas se acontece a mesma coisa com o adversário, o cara não fala nada. Não é capaz de aplaudir uma jogada bonita do time, mas não perde um segundo pra vaiar o jogador do próprio clube.
Esse é o tipo de pensamento de perdedor que persiste em parte da torcida. Geralmente é um senhor de mais idade berrando e xingando os jogadores do próprio Coritiba. Sinceramente, não dá pra entender. É como se o seu filho estivesse brigando na escola e o pai começasse a xingar o próprio filho.
E esse xingamento não é “seu tongo”, “seu molenga”. É “seu FDP”, “seu mer...”, “seu bos...”.
Não há problemas em criticar o time. Isso faz parte. Mas tem hora pra fazer isso. E não pode ser durante os 90 minutos em que a bola estiver rolando. Ou, então, vai acontecer o que já houve em outras ocasiões. O time não está bem, a torcida começa a pegar no pé e o time desanda de vez rumo à segundona.
É hora de mudar este tipo de comportamento se quisermos ver o Coritiba ganhando títulos nacionais. O Coritiba precisa de sócios e de uma torcida comprometida, que empurre o time e apoie o tempo todo. É preciso compreender o lugar do Coritiba no cenário nacional. Entender que somos o clube com o 14º faturamento do país. Significa que outros 13 clubes têm melhores condições do que o Glorioso. A torcida tem que ser o diferencial para igualar nossas condições.
Caso os chatos não se convençam, tenho uma sugestão para a diretoria: fazer um setor no estádio com uma cabine antirruído e colocar os frustrados lá dentro pra berrarem e xingarem o quanto quiserem sem atrapalhar o time e quem realmente veio pra torcer. Seria o "setor loosers".
Para os chatos, minha dica é: fique em casa, deitadão no sofá, assistindo pela TV a cabo. Ali você pode xingar à vontade, dar murro no chão, bater a cabeça na parede, etc.
Ou, então, vá torcer pro time da baixada. Você fará o favor de ajudar a derrubar nosso maior adversário.
Guilherme Carvalho é Coxa-Branca de coração.
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para escrever na seção Fala, COXAnauta!, envie seu texto com título, seu nome completo e CPF para falacoxanauta@coxanautas.com.br.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)