
FALA, COXAnauta!
2013 começa com muitas expectativas para a nação alviverde. O que foi prometido, por hora foi cumprido. Manter a maioria dos titulares de 2012 e contratar pontualmente para as posições mais carentes. Após o fantasma do rebaixamento nos assombrar por meados de Setembro de 2012, a simples chegada do garoto de ouro Alex, fez novamente o sorriso brilhar na cara do torcedor coxa-branca.
Gostaria de analisar todas as opções do arrojado técnico Marquinhos Santos para 2013. A principio, temos o elenco, considerando as contratações realizadas até o momento (mesmo que ainda não confirmadas pela diretoria):
Goleiros: Vanderlei, Vaná, Tadeu e Rafael Martins
Zagueiros: Emerson, Leandro Almeida, Escudero, Luccas Claro, Bonfim, Chico, Willian Rodrigues, Demerson e Pereira
Laterais direitos: Vitor Ferraz, Patric e Jackson
Laterais esquerdos: Denis Neves e Eltinho
Primeiros volantes: Willian, Junior Urso e Guaraci
Segundos volantes: Gil, Sergio Manoel e Djair
Meias: Alex, Rafinha, Botinelli, Lincoln, Robinho, Thiago Primão, José Rafael, Rafael Silva e Emerson Santos
Atacantes: Deivid, Keirrison, Julio Cesar, Ruidiaz, Rafhael Lucas, Arthur e Everton Costa.
Alguns desses jogadores obviamente não serão aproveitados. Assim como imagino que alguns jogadores ainda serão contratados ou trazidos do time que disputou a Copa São Paulo de futebol Jr. Desses, gostaria apenas de contar com Denner. Segundo volante de muita qualidade, que carregou o time sub-20 nas costas durante a copinha.
O técnico Marquinhos Santos já disse que gosta de times ofensivos. Cogita-se que ele possa inclusive jogar com apenas um volante (primeiro volante) para poder utilizar mais jogadores de característica ofensiva. Acredito que isso possa ser visto durante o Paranaense, pois jogaremos contra equipes mais fracas, contra as quais podemos utilizar a máxima de que a melhor defesa é o ataque.
Creio que Marquinhos irá variar o esquema tático, pois ele já disse que não quer um time previsível dentro de campo. Porém, acredito que a base será formada em 4-2-3-1, com três meias que chegam e um atacante de referencia. Acho possível a variação para o 3-5-2, quando o time precisar correr atrás do resultado, utilizando aí sim, apenas um volante de marcação, um meia criativo, dois meias avançados pelas laterais e dois atacantes. Para isso, desenhei o básico das formações, utilizando os jogadores que hoje são os mais cotados para assumir as posições.
4-2-3-1
Este esquema é muito parecido com aquele utilizado por Marcelo Oliveira. A diferença é Alex. Alex pode assumir qualquer uma das posições do meio para a frente, mas aquela de meia centralizado, pensando e criando o jogo ofensivo é a posição na qual ele se destaca. Como eu disse, acredito muito no garoto Denner, acho que pode ser a grande revelação deste ano. Esta formação pode sofrer duas variações mais significativas: centralizar dois meias, avançando o outro para o ataque ou trocar um segundo volante por atacante, puxando um dos meias para construir as jogadas atrás. Acredito que este seja o principal modelo tático utilizado por Marquinhos durante 2013.
3-5-2
Um esquema mais ofensivo. Enquanto no 4-2-3-1 original hajam 6 jogadores mais comprometidos com a marcação, neste esquema há apenas 4 ou, no máximo 5. As laterais defensivas ficam mais expostas, pois os laterais viram pontas, com características mais ofensivas. Os volantes precisam se redobrar fechando o meio e as laterais e os zagueiros precisam se comunicar melhor, para não deixar espaços vazios. Este é um esquema muito parecido com o da seleção de 2010, campeã no Japão. A diferença é que lá, o Brasil utilizada laterais na posição de pontas, um zagueiro que fazia a função de primeiro volante e um segundo volante. Neste esquema é possível utilizar também laterais como pontas (Denis Neves e Vitor Ferraz) sacando um dos volantes e utilizando um zagueiro com dupla característica. Neste caso, quem mais se encaixa é Chico, que fez esta função em todos os clubes pelos quais passou.
O Coritiba conta com muitos jogadores de qualidade que poderiam compor um banco de reservas com opções de jogo. Para aqueles jogos em que teremos que correr atras do resultado, teremos opções como: Thiago Primão, Rafhael Lucas, Rafael Silva, Ruidiaz, Arthur, etc.. Para os jogos que precisamos segurar o resultado e tocar a bola com mais inteligencia teremos: Lincoln, Robinho, Julio Cesar, Sergio Manoel, etc..
De qualquer maneira, o time tem elenco para criar diversas situações de jogo, confundindo adversários. Por isso, esta pré temporada é tão importante, pois dará a base tática do time durante 2013. As expectativas são as melhores possíveis e esperamos que os jogadores estejam também comprometidos com a parte tática para que o esquema de jogo utilizado seja aplicado da melhor maneira possível.
Rafael Ceschim é Coxa-Branca de coração.
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para escrever na seção Fala, COXAnauta!, envie seu texto com título, seu nome completo e CPF para falacoxanauta@coxanautas.com.br.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)