
FALA, COXAnauta!
Torcedor, um doente
A esquizofrenia é uma psicose, uma doença mental. Para que um indivíduo seja considerado psicótico é necessário que ele apresente alucinações e/ou delírios, entre outras pirações que não desejo nem para os torcedores das Terras Baixas.
As alucinações são percepções sensoriais sem a presença do objeto (ver vultos ou pessoas, ouvir vozes ou pensamentos, sentir cheiros diversos ou ter variadas sensações tácteis, sem que essas coisas existam materialmente ou realmente). Já os delírios são tipos de pensamento nos quais o indivíduo tem uma crença inabalável em idéias falsas, irracionais ou sem lógica e que o faz afastar-se cada vez mais da realidade. Os delírios geralmente estão associados a temas de perseguição, grandeza ou místicos.
Depois desse blá-blá-blá, vou logo dizer o que acho que isso tem a ver com o Coritiba, mais propriamente com a torcida do Coxa (incluo-me aí, claro!): estamos delirando! Estamos totalmente dissociados da realidade e com delírio do tipo grandioso. Iludidos com a nossa história de títulos em passado recente e remoto, confundidos com a grandeza real da torcida Alviverde em número, fidelidade e presença no estádio, ainda não nos demos conta de que o nosso time está na Segunda Divisão e consequentemente um time de segunda.
O discurso geral é que "o Coritiba é time de Primeira", é "Time Grande", e é
como se a circunstância da Segunda Divisão fosse um pesadelo ou uma brincadeira de mau gosto que logo vai se dissipar por encanto e seremos felizes para sempre.
Talvez estejamos também alucinando. Talvez estejamos vendo coisas que não existem. É possível que vejamos ainda um esquadrão entrando em campo cheio de Zé Robertos, de Tião Abatias, Aladins, Tostãos, de Alexes, enquanto o que está lá são Cristians, Wilians e Albertos da vida. E aí é que mora a nossa squizofrenia: nossa cabeça ainda tem a convicção de que somos os porretões, enquanto a realidade desenha um quadro totalmente diferente, para o qual viramos a cara ou enxergamos algo totalmente distinto.
A questão que cabe aqui é a seguinte: o time atual do Coritiba é fraco? Se formos tomar como parâmetro o que já fomos, a resposta é sim. Mas se fizermos um pequeno exercício de lucidez e enxergarmos a verdadeira situação em que as administrações oligofrênicas nos colocaram, é não. Temos um time com a cara da Segundona.
Os números mostram que estamos indo bem até agora. E, mais que os números, a gana, a raça, a disposição que alguns jogadores tem demonstrado, levam-me a concluir que eles estão dando tudo o que podem ou que sabem.
Mas a Torcida Coxa ainda se comporta com o nível de exigência de dantes e nisto me incluo. Queremos ver jogadas espetaculares, tabelinhas hipnotizantes, cruzamentos milimétricos, golaços e outras coisas. Queremos voltar ao tempo e ver um Tião Abatia driblando duas vezes a zaga toda do Atlético Mineiro na casa deles. Queremos ver um Zé Roberto marcando da entrada da grande área, de calcanhar por debaixo das pernas do goleiro (até hoje ouço a voz do narrador Mazza dizendo: 'de calcanhar, pra esnobar...').
Execramos os chutões de qualquer maneira da zaga atual, as faltas desnecessárias por reduzidas condições técnicas, os cruzamentos errados dos laterais, a marcação deficiente no meio de campo, os chuveirinhos para ninguém, as bolas perdidas no ataque as penalidades perdidas e logo começamos a pensar: "Estes caras são dignos de vestir a camisa alviverde?" Aí a maionese desanda, porque pensamento negativo e virar as costas nesta altura do campeonato não resolve em nada, pelo contrário.
Agora não é hora de olhar para esta diretoria e cobrar uma reação. Erraram sozinhos e nós não devemos nos deixar levar pelo erro egoísta destes mandatários. Temos que agora como torcedores, fazer a diferença.
Portanto, minha gente, faço um apelo patético para os jogos subsequentes da Segundona no Couto Pereira: que a gente leve um bocado de remédio de tarja preta para que possamos enxergar um pouco do mundo real e vibrarmos com esse time, que pode não ser aquilo que almejamos, mas são eles que vestem nossa camisa Alviverde que nos faz enlouquecer.
Antonio Annunziato, reside em Salvador. Antonio é radialista, publicitário e Ama verdadeiramente e é enlouquecido pelo Coritiba.
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)