
FALA, COXAnauta!
Neste sábado me deparei com uma curiosa manifestação do presidente do time de segunda divisão, na qual ele diz não entender a indignação dos torcedores alviverdes com relação à ditatorial e unilateral medida da FPF de obrigar o Coritiba a ceder seu estádio, determinação corretamente derrubada pelo TJD.
Sequer entrarei no mérito de que o maior responsável por essa reação da torcida alviverde (e até mesmo de seus dirigentes) foi o próprio presidente do time de segunda, que, tanto num passado mais remoto quanto num mais recente, promoveu o ódio e incitou a ojeriza dos alviverdes com relação a tudo que vem dos lados da baixada.
O meu foco neste texto, na verdade, é atender ao clamor por ajuda do mandatário rival, que em uma dada passagem da entrevista dada à Gazeta do Povo, diz: “O Estadio Durival de Britto tem capacidade somente para 10 mil lugares... como fazer? me ajudem...”
Inicialmente basta lembrar que o número de sócios nunca foi problema para o Coritiba mandar jogos em estádios menores e até afastados da capital paranaense. Foi assim quando jogamos na própria Vila Capanema, em Paranaguá, em Joinville e até mesmo Maringá. E tudo isso há pouco tempo atrás.
Mas se o líder rival tem tanta preocupação com essa questão, se ele acha que os torcedores do seu time são tão incompreensivos e pensam apenas no benefício de entrar no estádio, em detrimento ao de ajudar o clube, auxiliá-lo-ei:
Ora, presidente do time de segunda, quando foi que o seu time colocou mais de 10 mil torcedores num jogo de campeonato paranaense? Dá para contar nos dedos de uma mão, e olhe lá!
Para mandar jogos na Vila é muito fácil! A primeira opção seria simplesmente estipular que os ingressos devem ser retirados antecipadamente pelos sócios a um limite de 9.999. Se houver procura acima disso, cada torcedor recebe um abatimento proporcional na sua mensalidade associativa, ou ele pode abrir mão disso em benefício do clube (lembro que no Brasileiro a média de torcedores do rival foi de 14 mil, então no PR12 não vai chegar a 10 mil, muito provavelmente).
Bem, caso isso não ajude, basta ao time de segunda providenciar a instalação de câmeras na Vila Capanema, que seria o principal motivo de a capacidade do estádio (de 18 mil torcedores) ter sido reduzida aos 9.999 atuais. Instala e pede pro Paraná clube abater do aluguel, ora.
E isso só citando a Vila, a opção mais evidente e próxima (basta descerem algumas quadras na mesma rua em que se encontram). Sequer citei a possibilidade de jogarem no interior ou mesmo em SC, como fizemos, em estádios ainda maiores que o da ALL/RFFSA/Paraná Clube.
Fica a minha ajuda, e sequer cobrarei por ela. O dono do time de segunda pode usar este parecer de graça! E espero que o faça, pois dentro do Couto Pereira não entrarão torcedores de segunda, a não ser como visitantes (indesejados).
Leonardo Lovo é Coxa-Branca de coração.
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para escrever na seção Fala, COXAnauta!, envie seu texto com título, seu nome completo e CPF para falacoxanauta@coxanautas.com.br.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)