
FALA, COXAnauta!
Com o fim da temperada 2011, iniciou-se de imediato a corrida pelas contratações e pelo reforço do time alviverde para o ano de 2012.
O primeiro e importante passo foi dado com a manutenção do técnico, que representa não só a continuidade do homem no comando técnico, mas sim da filosofia proposta por dirigentes e pela gerência do futebol Coxa.
Nesta mesma linha de pensamento, a manutenção da espinha dorsal do time de 2011 é garantida, sendo da mesma forma de suma importância para nossos planos futuros.
Com esta plataforma estável é possível alçar vôos tranqüilos à caça de reforços pontuais que venham a somar efetivamente e dar mais qualidade ao elenco.
E os dois nomes mais conhecidos dentre as contratações garantidas para o ano de 2012 são Junior Urso e Lincoln.
Junior urso é um menino novo, 22 anos, que não teve ainda a oportunidade de jogar em um grande e estruturado clube, tanto menos em um organizado e assalariado time. Com passagens por Ituano/SP, Paraná Clube, onde se destacou a ponto de sair para defender o Avaí, pode ser um jogador útil e financeiramente compensador ao Coritiba.
Lincoln é rodado. Tem 32 anos, passagens por vários clubes brasileiros e europeus dentre os quais: Atlético Mineiro, Kaiserslautern, Schalke 04, Galatasaray, Palmeiras e, por último Avaí. Parece-me uma aposta um tanto quanto arriscada, não pela idade – vejamos o exemplo de Geraldo, Paulo Baier, Iarley, Harley, e por aí vai – mas pela possível ausência de vontade e gana do jogador. Em sua volta ao Brasil, tanto no Palmeiras quanto no Avaí, não demonstrou nada além do comum. Jogador de muita passividade, e conformismo, palavra da qual a torcida Coxa está saturada. Pra mim ele é um novo Davi, de quem não sou fã, logo, não vejo com bons olhos esta contratação. Espero que morda a língua.
Sou fã sim do futebol de Renatinho, que em minha opinião sem sombra de dúvida deveria ser imediatamente repatriado para engrossar nossas fileiras em 2012. Se extra-campo ele tem problemas, cumpre à comissão técnica blindá-lo e fazer dele um grande jogador. Não pode simplesmente desperdiçar um talento por conta de suas desconhecidas dificuldades além-futebol. Pego como exemplo o Rafinha, antes sempre nervoso, briguento, e que hoje em todas as jogadas dá a mão ao adversário e, mesmo caçado em campo, não fala um “A” à arbitragem.
Além do menino Jackson, Fabinho Souza, excelente lateral direito, certamente seria de grande valia uma vez que Maranhão está de volta ao Santos. Dirceu e o próprio Marcos Paulo – o “falso lento”. Este último é um bom jogador, e não pode ser escanteado por conta da fogueira na qual foi colocado pelo nosso treinador na final da copa do Brasil.
O mercado não está fácil, a concorrência é feroz e a oferta não é qualificada. Levamos vantagem, pois ao contrário, por exemplo, do Atlético da Série B, que conta hoje com apenas 18 jogadores e terá que sair atrás de praticamente um time todo, nós precisamos de poucas e eficientes peças. Mais especificamente, na minha opinião, de um segundo atacante veloz, um meia-central (criador de jogadas) – e um meia-direita de velocidade.
Sugiro aos nossos olheiros que façam sondagens pela América do Sul, existem grandes jogadores jovens em times equatorianos, peruanos, chilenos, que mal recebem salários em seus clubes e dariam tudo para participar de um Brasileiro Série A.
Sugiro a Marcelo Oliveira, na pré-temporada que é nosso campeonato paranaense, que use vários jogadores da base, alguns muitos bons que vimos jogar na Copa BH, e dentre eles escolha alguns para compor o elenco principal.
Tenho certeza que em nosso próprio quintal existem bons frutos capazes de dar muitas alegrias à torcida Coxa. Porque Dadá Maravilha, Aristizabals, Luis Mários, Marcelinhos Paraíbas, Lincolns... não dá mais!
Fernando Schumak Melo é Coxa-Branca de coração.
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para escrever na seção Fala, COXAnauta!, envie seu texto com título, seu nome completo e CPF para falacoxanauta@coxanautas.com.br.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)