
FALA, COXAnauta!
2013. O ano começa com o retorno do ídolo Alex ao Coritiba. Na sequência, o time vence o tetracampeonato estadual em cima do maior rival. Até a pausa para a Copa das Confederações, fomos a sensação do Brasileiro, liderando a competição por algumas rodadas.
De repente, tudo muda. Cada jogo que passa é um sofrimento. Derrotas em casa. Jogadores lesionados. Eliminação na Copa Sul-Americana para um time pequeno da Colômbia. Mudança de técnico. Crise. Para piorar, assistimos de camarote o nosso rival fazer tudo o que vínhamos fazendo não apenas em 2013, mas nos últimos anos: boa campanha no Brasileiro e atingindo a final da Copa do Brasil. Realmente o segundo semestre foi uma página a se esquecer. A se rasgar.
Ainda bem que o futebol nos proporciona algo mágico: podemos virar a página. E é isso que temos que fazer. É claro, primeiro temos que garantir a presença na Série A do Brasileirão do ano que vem, mas isso já vejo bem encaminhado. Temos que aprender com os erros cometidos em 2013 para não repeti-los em 2014. Estávamos indo no caminho certo.
O Sr. Vilson Ribeiro de Andrade é um excelente presidente. Um homem de visão e de negócio. Não é a toa que, em 3 anos de gestão, trouxe o clube de volta a primeira divisão jogando 10 jogos fora de Curitiba. Montou o time que venceu 24 partidas seguidas (sim, isso é dificílimo de acontecer novamente). Levou o Coxa a duas finais de Copa do Brasil. Repatriou um craque.
Esta instituição tem TUDO para dar certo. Todos os grandes clubes tem anos ruins, isso é normal no futebol. O que não é normal é termos sempre 10 jogadores no DM. O que não é normal é ganhar apenas uma partida fora de casa. Esses são os erros que a instituição Coritiba tem que corrigir, e com urgência. São problemas que nos assolam há tempos e por causa deles ainda não demos o passo a mais. O calendário brasileiro é sim um crime, então façamos como o Tio Pet: poupemos o time principal no Campeonato Paranaense, ficou provado que dá certo.
Temos uma das torcidas mais apaixonadas do futebol. Em 2014, creio que podemos nos reconstruir. A união clube-torcida pode fazer este time ir longe. Que façamos um ano como foi 2011. O melhor ano que vivi como torcedor do Coritiba. Sobramos. Ganhamos o Paranaense com propriedade. Chegamos na final da Copa do Brasil e não ganhamos por capricho. No Brasileirão, novamente ótima campanha, pecamos no detalhe.
Que esses caprichos e detalhes sejam corrigidos. Uma hora, a recompensa chega.
Esqueçam 2013. 2014 é logo ali.
Lucas Oliveira Cordeiro (Xermi) é apresentador do programa Pão Com Vina FC, que vai ao ar todas as quartas, 11h, no Youtube, Coxa-Branca de coração.
Twitter: @xermi
FB.com/PaoComVinaFC
Youtube.com/PaoComVinaFC
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para escrever na seção Fala, COXAnauta!, envie seu texto com título, seu nome completo e CPF para falacoxanauta@coxanautas.com.br.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)