
FALA, COXAnauta!
Gostaria de compartilhar com a torcida alviverde uma bonita história de torcedor que tentarei resumir em um breve texto. É a história de uma senhora de 76 anos, moradora antiga do bairro Capão da Imbuia e torcedora inveterada do Coritiba Foot Ball Club. A Dona Elvira
da Silva Elias nunca foi frequentadora assídua dos estádios, mas isso não a impossibilitou de acompanhar a trajetória do Coritiba por todos esses anos, seja através do inseparável radinho à pilha, seja pela tv, numa paixão que persiste aos dias atuais.
Juntamente com seu companheiro, Artur Elias da Luz, Coxa-Branca roxo, a Dona Elvira disseminou a paixão alviverde entre os filhos, netos e bisnetos. As cores verde e branca eram a regra; roupas, móveis, utensílios domésticos, carro e até mesmo a cor da casa
deveriam trazer consigo a marca do Coritiba. Em meados dos anos 1970, o casal morava e trabalhava no Edifício Augustus, na Rua João Negrão e lá conheceram um morador que iria causar-lhes bastante alegria: Tratava-se do lendário Capitão Hidalgo!
Este fato deu início a uma grande amizade entre torcedores e ídolo alviverde. Além do Hidalgo, o casal também teve a oportunidade de conhecer outros jogadores do Coritiba que frequentavam o Edifício. Com o falecimento do seu companheiro, a vovozinha assumiu a responsabilidade de matriarca alviverde, tornando-se a chefe da torcida coxa-branca na família.
Recentemente, uma artesã reproduziu a paixão da Dona Elvira através do artesanato: Trata-se da vovozinha em uma atividade corriqueira, relaxando no sofá, munida de sua tradicional bengalinha e dando um biscoito ao seu cãozinho. Mas este ambiente não estaria completo se a atmosfera alviverde não estivesse presente. Este breve texto é uma singela homenagem de Alvaro Nunes aos avós alviverde que o ensinaram a torcer para o time mais vitorioso do mundo.
Um grande abraço a torcida do Coritiba
Alvaro Nunes é Coxa-Branca de coração.
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para escrever na seção Fala, COXAnauta!, envie seu texto com título, seu nome completo e CPF para falacoxanauta@coxanautas.com.br.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)