
HISTÓRIA
Com informações e sugestão do fiel Coxa-Branca Ricardo Guerra
Mantendo a sua política de valorizar e se aprofundar na história do maior e mais vitorioso clube do Estado no ano do seu centenário, o site COXAnautas relembra mais uma camisa que participou da Gloriosa história do Coritiba Foot Ball Club.
A camisa de 1996, fornecida pela marca Umbro, trouxe conquistas para o Glorioso, a principal delas foi a volta do Coritiba à elite do futebol Brasileiro. No relato do fiel torcedor Alviverde Ricardo Guerra, saiba um pouco mais sobre a vestimenta utilizada pelo Verdão, que tinha em Alex o seu principal jogador da época.
Nas fotos que seguem pode-se visualizar o último modelo da Umbro fabricado para o Coritiba no ano de 1996, que encerrou uma série de belas camisas que poderão ser vistas no COXAnautas ao longo do ano. Destacando que a listrada na vertical foi premiada pela revista Placar como a mais bonita de 1996. No manto sagrado, além do autógrafo do Alex, poderão ser notados autógrafos de grandes jogadores da época como Pachequinho, Basílio e do destemido Zambiasi.
Como bônus, seguem fotos de mais uma camisa da Umbro, desta vez do inicio da década de 90, que lembra muito o modelo anterior feito pela Campeã. Os números costurados e a gola ainda são resquícios característicos dos anos 80.
Confira agora a história de Ricardo Guerra e a Camisa de 1996
"Semanas atrás, no dia 16 de janeiro de 2009, acompanhei a notícia de que Keirrison não jogará pelo Coritiba até abril, como a Nação Alviverde esperava. No mesmo instante, abri o site COXAnautas buscando alguma informação, e mais uma vez encontrei um belo texto do Alex falando sobre o mundo do futebol.
Ao ler mais um brilhante artigo do craque, minha mente buscou na memória o ano de 1996. Estávamos eu, meu irmão Eduardo e meu amigo André Bianchi no Couto Pereira assistindo a um treino do Verdão. Naquela época, eu era estudante do Ensino Médio e o CT da Graciosa ainda estava em construção. Ao vermos uma porta aberta que dava acesso ao vestiário, conseguimos chegar até o túnel que levava ao gramado e, quando percebemos, estávamos lado a lado com todo o elenco da época.
Vejam o saudosismo de um tempo que não existe mais: você, torcedor e desconhecido, ao lado de seus craques no gramado do estádio! Era uma manhã de sábado, véspera de algum jogo, ocorria um coletivo e nós vibrávamos por estarmos ao lado de nossos jogadores. André conversava com Dinei, e eu esperava ansioso por meu jogador favorito - a então revelação, Alex.
Ao término do coletivo, peguei minha camisa número 10 da época e entreguei para o craque autografar, ele me entregou seu isotônico para que eu segurasse e disse: "Toma aí cara, fica à vontade". Desde aquele dia, como eu sempre frequentava o estádio, pude contar com muitos oi e como vai? do Alex.
Confesso que a venda do Alex ao Palmeiras me deixou com muita raiva, sentimento de craque "entregue de presente", triste sina que aconteceria depois em muitos outros casos até chegarmos ao K9, o qual me despertou essa memória.
O ano do centenário até o presente momento revelou uma única alegria no que tange ao clube do coração, e garanto que não veio até agora do gramado, mas sim do menino de 1996. Alex, hoje atleta experiente, inteligente, de caráter, conhecedor dos bastidores do futebol, pessoa de visão global e com trâmite no esquema mundial da bola, tem se mostrado um exemplo nos campos e também fora dele. Como é bom poder encontrar em alguém que você admira e conhece a origem humilde, um grande exemplo de conduta e visão de futuro. Mesmo longe, Alex não deixa de acompanhar, torcer e incentivar o Coritiba. Suas ações mostram o quanto ele está preparado para a vida depois do futebol e o quanto nós Coxas-Brancas ainda vamos nos alegrar com ele.
Vivendo e trabalhando num mundo onde fama, sucesso e dinheiro corroem personalidades, vida familiar e valor às origens, Alex é um exemplo a ser seguido. Sempre que olho aquela camisa 10 de 1996 com o autógrafo dele, tenho a certeza de que ainda o verei de muitas formas no Couto Pereira, fazendo gols, sendo o maestro de um grande time e lá na frente, por que não ousar dizer como Presidente?"
Grande é aquele clube que possui histórias para contar. Coritiba Foot Ball Club o mais vencedor e tradicional clube do Estado do Paraná.
Ricardo Guerra é empresário nos ramos do agronegócio e das comunicações no interior do Paraná. Torcedor do Coritiba desde criança, atualmente possui uma das maiores coleções de camisas do Glorioso.
Confira outras matérias sobre camisas históricas do Verdão, também com a colaboração do fiel torcedor Ricardo Guerra:
A camisa de 1986
A camisa de 1988
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)