
SERIE PRATA
Por Luiz Fernando B. Budant Jr. - COXAnautas
Não poderia ter sido melhor a estreia do Coritiba Futsal na Série Prata do Campeonato Paranaense de Futsal. Com uma grande atuação, marcada acima de tudo pela eficiência, o Alviverde venceu o Dois Vizinhos por 4x3, na noite deste sábado, 27, no Ginásio Teodorico Guimarães, no Sudoeste do Estado. Com os primeiros três pontos conquistados, o Coxa volta a quadra nesta quarta-feira, dia 1º, às 16h, contra o Itaipulândia, no Ginásio Tarumã, na partida que vai marcar a estreia do Verdão em casa na competição estadual.
Depois da fase de estudo nos instantes iniciais, a primeira boa chance de marcar foi do Coxa. Aos dois minutos, Bruno Pardal recebeu de Raphão, bateu forte e acertou a trave. Na resposta do Dois Vizinhos, no minuto seguinte, o goleiro Andy salvou o chute de Douglas. Aos 5 minutos, foi a vez de Ploszaj tentar dentro da área, mas Ize defendeu. O jogo era lá e cá e, um minuto depois, Douglas apareceu na cara do gol e Andy salvou mais uma.
Mais equilibrado em quadra, o Coritiba Futsal era mais perigoso nas suas investidas. Aos 10, Murilo, depois da cobrança de falta, carimbou o goleiro. Mas dois minutos depois o Verdão abriu o placar. Na roubada de bola de Raphão, Reiler recebeu livre e com tranquilidade bateu na saída do goleiro para marcar. No minuto seguinte, Renatinho recebeu livre no segundo pau depois da jogada de Ratto e Ize salvou. Estourado em faltas, o Coxa afrouxou a marcação e o time da casa aproveitou. Faltando 3 minutos, Douglas fez boa jogada, bateu no canto e decretou a igualdade ainda no primeiro tempo.
O segundo tempo começou eletrizante. Aos 2 minutos, Duda recebeu livre na área, mandou para o gol e virou o jogo. A resposta do Coritiba Futsal veio em seguida. Raphão passou por Douglas, bateu no canto e empatou de novo a partida. Mas a alegria do Verdão durou apenas um minuto. Depois da cobrança de lateral, Tiago bateu forte e tirou do alcance do goleiro Andy: 3x2.
A partir daí, o Dois Vizinhos se postou na defesa e o Coxa Futsal passou a perder um gol atrás do outro. Murilo e Ploszaj, frente a frente com Ize, chutaram em cima do goleiro adversário. Aos 8 minutos, Ploszaj puxou contra-ataque e serviu Bruno Pardal, mas a bola parou novamente em Ize. Aos 11, Murilo recebeu livre de Raphão e carimbou novamente o arqueiro do time do interior. Dois minutos depois foi a vez de Ratto, que arriscou da entrada da área e quase marcou.
Mesmo superior em quadra, o técnico Júnior colocou o ala Bruno Pardal para atuar como goleiro-linha a partir dos 16 minutos. Na primeira trama ofensiva do Verdão, Ratto tocou, Reiler cruzou e a bola chegou até Ploszaj, que mandou para a rede. O gol abateu o Dois Vizinhos que não conseguia criar grandes chances. Melhor para o Coxa Futsal, que conseguiu a virada 30 segundos depois. Reiler roubou a bola e tocou para Ploszaj. O camisa 15 do Verdão bateu cruzado e contou com desvio para marcar: 3x4.
Com a virada, o jogo mudou de figura e o Dois Vizinhos passou a atuar com goleiro-linha. Na primeira chance criada por Douglas, Andy espalmou. Sem organização, o time Coxa-Branca foi aguerrido, ainda perdeu três chances de marcar com o gol vazio com Ratto e Raphão e voltou para Curitiba com os primeiros pontos na Série Prata do Paranaense de Futsal.
via Coritiba Futsal
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)