
ENTREVISTA
O lateral-direito Anderson Lima (foto), recém-contratado que fez sua estréia pelo Coritiba na partida contra o Londrina, gentilmente atendeu a equipe COXAnautas numa entrevista exclusiva, feita por e-mail.
Confira:
COXAnautas - Você já tem conhecimento da pressão que a torcida Coxa está fazendo sobre o elenco, comissão técnica e diretoria, visando a volta do Coritiba à Série A, já em 2008? O que fazer num ambiente de tanta pressão?
Anderson Lima - Acho que todos nós temos que unir nossas forças, para podermos levar o Coritiba de volta à Primeira Divisão. A pressão é normal, mas se os torcedores jogarem com a gente, tenho certeza que isso acontecerá, pois o Coxa e sua torcida são muito fortes.
COXAnautas - Como os jogadores mais experientes podem colaborar com um elenco jovem como o do Coritiba, num ambiente de tanta pressão da torcida por bons resultados?
Anderson Lima - Passando tranqüilidade nos momentos importantes de todas competições, mas não esquecendo que todos nós temos nossas responsabilidades, desde o mais jovem até o mais experiente.
COXAnautas - Na temporada passada, alguns jogadores mais experientes e de renome vieram ao Coritiba para resolver a situação e levar o time de volta à Série A, mas não conseguiram. Quais os cuidados que o atual elenco deve ter para não repetir o vexame do ano passado?
Anderson Lima - Não posso entrar na questão do ano passado, pois eu não estava aqui. Este ano, espero que seja bom, e que a gente, independente de ter mais renome ou não, possa chegar ao objetivo maior que é levar o Coritiba à Primeira Divisão.
COXAnautas - Você é um atleta com experiência na Copa do Brasil, uma competição com características singulares. O que o Cori precisa fazer para ter um bom desempenho nesta competição?
Anderson Lima - Primeiro, encarar cada jogo como uma decisão, e jogar com inteligência, principalmente fora de casa. Só assim teremos êxito nesta competição.
COXAnautas - O seu último técnico o havia barrado alegando que você estava acima do peso. Você poderá enfrentá-lo na quarta rodada do Brasileirão. Ficou alguma mágoa?
Anderson Lima - Eu, acima do peso? (Risos). Eu era o artilheiro da equipe no campeonato e na temporada, e o capitão. Não havia o que falar sobre mim.
COXAnautas - Sobre as declarações de Dorival Jr., o que há de verdade nisso? Você está (ou esteve) mesmo acima do peso, como disse o treinador? E a questão das seguidas contusões, procede? Clinicamente, como você está hoje?
Anderson Lima - Pra gente encurtar esta resposta: estou no meu peso e, graças a Deus, não tive nenhuma contusão séria, que pudesse me deixar de fora por vários meses. Quanto à minha condição de hoje, se eu não estivesse apto a jogar, o Cori não iria me contratar.
COXAnautas - A exemplo do Cafu na seleção Brasileira, você tem uma idade avançada para jogar como ala. Como você vê esta situação e a futura cobrança quanto ao seu preparo físico?
Anderson Lima - Normal. Tenho é que me preparar bem.
COXAnautas - Taticamente, você prefere jogar mais solto, num esquema com 3 zagueiros, ou como lateral clássico, no 4-4-2?
Anderson Lima - Para mim tanto faz.
COXAnautas - Você tem conhecimento da rivalidade existente em Curitiba entre torcedores da dupla AtleTiba? O que o torcedor Coxa pode esperar do time, e do Anderson Lima em especial, neste campeonato regional?
Anderson Lima - Sim. Muita dedicação e, de mim, sempre vou honrar a camisa que visto. Sempre foi assim nos clubes pelos quais passei, e aqui não vai ser diferente.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)