
MEMÓRIA
Do site oficial do Coritiba
História pra contar
Uma feliz e grandiosa coincidência na década de 20, marcou o dia 15 de agosto como o “Dia do Atleta Coritibano”. A história começou em 1921, quando o Coritiba enfrentaria a poderosa seleção de São Paulo, que na época, contava com diversos jogadores na Seleção Brasileira e em outra excursão ao Paraná, um ano antes, já havia vencido a Seleção Paranaense pelo placar de 8x1. A vitória paulista era considerada óbvia.
Em um jogo muito disputado, o Coritiba venceu o jogo por 1x0, com gol de Fruet (Abílio Fruet) de tradicional família Coxa-Branca e paranaense. O resultado foi imensamente comemorado pelos torcedores e jogadores, afinal, o Coritiba fora campeão somente em 1916, quando ganhou o título estadual, num campeonato curioso.
A vitória teve grande destaque na imprensa carioca e paulista, um grande feito, levando em conta que na época, era muito mais difícil um clube de fora do eixo receber destaque na mídia nacional. Pela vitória, o Coritiba recebeu o troféu “Gloire Aux Sports”.
Eis que cinco anos depois, em 1926, o Coritiba enfrentaria novamente uma grande seleção. Estava marcado para o início de agosto um jogo contra a forte seleção acadêmica do Rio Grande do Sul. Como o dia estava chuvoso e o campo não oferecia condições de jogo devido a falta de drenagem, a partida foi transferida para o consagrado 15 de agosto. Novamente, com muita raça, o Coritiba venceu, desta vez, pelo placar de 3x1 e foi premiado com a taça “Moreira Garcez”.
Desde então, o dia 15 de agosto é considerado o “Dia do Atleta Coritibano” e comemorado por toda uma nação. Até os idos das décadas de 40 e 50, o dia 15 de agosto era motivo para um dia de festa com a família no clube que, na época, contava com outras modalidades de esporte.
Hoje em dia, nos resta comemorar a data, prestigiando nossos atletas e que essa e outras histórias sirvam de exemplo a um verdadeiro atleta Coritibano, que deve ter muita raça e amor pela camisa Coxa-Branca.
Os dois troféus se encontram no memorial Belfort Duarte, no estádio Couto Pereira, abaixo das sociais, acompanhado dos 72 principais troféus do clube.
Torcedor Coxa-Branca: comemore o dia 15 de agosto.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)