
CURIOSIDADE
A equipe de administradores do site Coxan@utas recebeu a colaboração de um internauta que fez uma análise comparativa entre os sistemas táticos do 3x5x2 e do 4x4x2, muito utilizados no futebol brasileiro.
Vale à pena conferir, para saber mais sobre a disposição tática de um time de futebol dentro de campo.
"Antes de começarmos a discutir os dois sistemas, do ponto de formação tática, eles são exatamente iguais.
Antes de 1989:
4x4x2 - Sistema tático desenvolvido para neutralizar ações ofensivas do sistema 4x3x3, vamos explicar melhor: no sistema 4x3x3, a equipe que se defendia marcava da seguinte forma: cada lateral marcava um ponta, o zagueiro central marcava o centroavante e o quarto zagueiro ficava na sobra.
O volante marcava o meia-atacante, o meia direita marcava o meia adversário e o meia atacante não marcavam ninguém, assim como os dois ponteiros e o centroavante. Todo mundo atacava com cinco jogadores e defendia com cinco jogadores. Estavam todos equilibrados.
Foi por volta de 1988, 1989, passou-se a recuar um ponteiro no intuito de tornar a equipe um pouco mais defensiva, iniciou-se o 4x4x2.
Como se levara alguns anos para que as equipes em geral adotarem o 4x4x2, não mais evoluímos nossos sistemas.
Depois de 1995:
Nessa época os europeus já haviam desenvolvido um sistema eficiente com apenas dois atacantes: o 3x5x2. Pois seus laterais tornaram-se alas, pois não tinham a necessidade
de marcar como antes, pois, o adversário já não jogava com dois pontas abertos, como os atacantes passaram a jogar também pelo meio, optou-se por mais um zagueiro. Assim
cada um marca um atacante e o outro sobra.... perfeito!
Os laterais passaram a serem mais ofensivos e passaram a marcar os laterais adversários.
No sistema 4x4x2 é a mesma coisa... pois para nos adaptarmos ao sistema, passamos a jogar com dois volantes, no qual o primeiro volante faz a função de zagueiro. Ou seja, exatamente igual, pois com dois zagueiros na marcação de dois atacantes a equipe ficaria sem sobra, não se pode contar com os laterais, pois eles têm a função de marcar a subida do lateral adversário.
O atleta responsável pela marcação de um dos atacantes só poderia vir do meio. Nesse caso o primeiro volante, que faz exatamente o que um dos zagueiros faz no 3x5x2."
Marcelo,
Curitiba, 29.12.2004.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)