
COUTO PEREIRA
Neste sábado, 20, o Estádio Couto Pereira completa 72 anos de existência. A primeira partida realizada no Estádio ocorreu no dia 19 de novembro de 1932, entre o combinado Palestra/Britânia x América-RJ. Mas o jogo oficial da inauguração do Estádio foi Coritiba 4 x 2 América-RJ, ocorrido no dia 20 de novembro do mesmo ano.
Um pouco da história do Couto Pereira
Os primeiros jogos do Coritiba aconteceram no Jóquei Clube Paranaense, nos dias em que não havia corrida. Em 1916, com o apoio dos associados, o clube se transferiu para o Parque Graciosa, no bairro do Juvevê, e ficou lá até ter o contrato rescindido. Com essa rescisão, o Coritiba recebeu uma boa indenização e passou a procurar um terreno para a construção de um novo estádio.
O clube era comandado na época pelo inesquecível Major Antônio Couto Pereira, que dedicou sua vida inteira ao Coritiba. Foi ele quem achou o terreno do atual estádio, pago com um empréstimo de 120 contos de réis feito na Caixa, com juros de 12% ao ano.
O novo estádio, denominado de Belfort Duarte, ficou pronto em 1932, e foi inaugurado no mesmo ano, com a partida Coritiba 4x2 América do Rio. O Coxa mandou seus jogos naquele estádio até 1956, quando o então presidente Arion Cornelsen anunciou que o estádio seria reformado.
Arion alegou que a torcida do Alviverde havia crescido muito na última década e que aquele era o momento certo para a ampliação do Belfort Duarte, em vista do dinheiro que o clube havia arrecadado com a Loteria Esportiva.
Emílio Cornelsen, pai de Arion, acompanhou de perto todas as obras no estádio, sem deixar que nenhum problema ocorresse. As obras, porém, foram concluídas apenas no mandato de Evangelino da Costa Neves, que foi o encarregado de entregar esse patrimônio à torcida.
Em 1977, com as obras já concluídas, o nome do estádio foi alterado de Belfort Duarte para Major Antônio Couto Pereira, em homenagem ao homem que deu o pontapé inicial para que esse monumento pudesse existir.
O novo Couto Pereira
O Estádio do Coritiba Foot Ball Club é o 4º maior estádio particular do Brasil e o maior estádio do Paraná. Totalmente adequado ao Estatuto do Torcedor, o Couto Pereira além de cartão postal da cidade de Curitiba, é um estádio referência nacional.
O Estádio conta com um moderníssimo sistema de segurança ao torcedor. São 32 câmeras moderníssimas e uma centra de monitoramento que acompanham a movimentação dos torcedores antes, durante e depois das partidas.
O Couto Pereira também possui três praças de alimentação que podem atender confortavelmente o público presente. Um sistema de vídeo-transmissão possibilita o torcedor acompanhar a partida enquanto faz suas refeições.
Também faz parte desta etapa das obras até 2005, a construção do novo museu do Coritiba, de um restaurante e de um bar temático nas dependências internas do Estádio Couto Pereira, bem como dos novos camarotes do Couto Pereira.
As obras de construção dos camarotes já estão ocorrendo, sendo que o camarote presidencial e outros três camarotes já estão entregues. O projeto prevê a construção da edificação usando granito, vidros blindex e sistema de ar condicionado.
Para os dirigentes dos times adversários, o Estádio Couto Pereira tem um espaço reservado junto aos torcedores do próprio time adversário, o que amplia os critérios de conforto e segurança dos visitantes. Os dirigentes do time adversário ficam acomodados num camarote exclusivo, vidros blindex e sistema de ar condicionado, frigobar e confortáveis poltronas.
Também os sanitários do Estádio Couto Pereira passaram por grandes reformas. Os novos sanitários estão totalmente adequados aos mais rigorosos critérios da legislação de vigilância sanitária.
Todos os lugares do Estádio do Coritiba são numerados. Um moderno sistema de ingressos confeccionados em meio magnético e de catracas eletrônicas possibilita a setorização do estádio, que é feita pela identificação de cores.
Na atual fase de reformas do Couto, cerca de 15 mil novas cadeiras foram afixadas em diversos setores do estádio, ampliando o conforto e a segurança dos torcedores.
Anexa ao estádio Couto Pereira está a loja Coxa Mania. Trata-se de uma loja que vende produtos licenciados e materiais esportivos do Coritiba e a Penalty, que é a empresa patrocinadora dos materiais esportivos do Clube. Trata-se da maior e mais moderna loja de clubes de futebol do estado.
O Estádio Couto Pereira está equipado com elevadores para acesso da imprensa e autoridades às cadeiras superiores.
O Estádio Couto Pereira também está adequado à determinação da FIFA em numerar os locais para venda de ingressos. A nova capacidade do estádio foi reduzida para 37 mil lugares sentados, dentro das exigências técnicas que permitam maior conforto e segurança para os torcedores.
Estádio Major Antônio Couto Pereira
Proprietário: Coritiba Foot Ball Club
Endereço: Rua Ubaldino do Amaral, 37 - Alto da Glória
Curitiba PR – Brasil
CEP 80.060-190
Fone: (41) 362-3234
Capacidade: 37 000 pessoas (dentro dos padrões internacionais de segurança).
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)