ESCUDO
O tema escudo oficial do Coritiba vem sendo debatido no site, com opiniões do torcedor Edgard Ruppel e do conselheiro Júlio Militão.
Às vésperas do Centenário do Clube, os torcedores têm demonstrado interesse em contar a história correta do Coritiba, inclusive em seus símbolos.
Depois destas duas publicações relacionadas ao símbolo do Cori, outro torcedor coritibano voltou ao tema. O fiel Coxa-Branca Edilberto Maurer contatou a equipe COXAnautas repassando um artigo relacionado à grafia do termo "Foot Ball" no escudo do Verdão. Confira:
Prezados editores do COXAnautas:
Ao ler a resposta do Dr. Júlio Militão à observação do Sr. Edgard Ruppel sobre o escudo do Coritiba, lembrei-me de um aspecto que foi bastante discutido na época da reforma dos estatutos. Na época eu era Conselheiro do Clube e levantei uma questão referente à grafia do nome do clube no escudo.
Ocorre que a grafia atual é CORITIBA FOOT BALL CLUB, quando o correto seria CORITIBA FOOTBALL CLUB.
As justificativas para esta afirmativa têm várias vertentes, a saber:
a) A vertente histórica: consultando a ata de fundação do CORITIBA observa-se que lá consta a grafia CORITIBA FOOTBALL CLUB;
b) A vertente léxica: em inglês a palavra referente ao nosso esporte predileto é FOOTBALL e não duas palavras como FOOT BALL;
c) A vertente lógica: caso a grafia atualmente constante em nosso escudo fosse a correta, nossas iniciais deveriam ser CFBC e não CFC, cuja origem vem da ata de fundação também, com base no nome correto que é CORITIBA FOOTBALL CLUB;
Na ocasião da reforma do estatuto esbarrei em grupos tradicionalistas que se apegavam a uma suposta tradição histórica, que na verdade não existe, pois obviamente em algum momento de nossa história alguém cometeu um erro na grafia que não foi observado e persistiu por longo tempo causando a impressão de uma tradição histórica que é desmentida pela ata de fundação, na qual consta o nome correto que deveria ser resgatado corrigindo nosso escudo.
Levanto este assunto porque creio que poderia ser uma bandeira interessante a ser levantada pelos COXAnautas, resgatando nossa verdadeira origem.
Um abraço e muito obrigado.
Edilberto Maurer
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)