
CURIOSIDADE
Por Luiz Fernando B. Budant Jr. - COXAnautas
A maior coleção de camisas do Coritiba do mundo, pertence ao empresário Coxa-Branca, Ricardo Guerra, que reside em Pato Branco, interior do Paraná. Ricardo conta com mais de 300 camisas do Coritiba. O maior diferencial desta coleção, é que todas foram utilizadas em jogo por atletas alviverdes.
Por volta dos oito anos de idade, Ricardo Guerra veio de Pato Branco para Curitiba assistir a sua primeira partida do Verdão no Couto Pereira. Era a final do Campeonato Paranaense de 1986, onde o Coritiba bateu o Pinheiros pelo placar de 3x0 e levantou o caneco daquele ano. Naquela oportunidade, Ricardo visitou o museu do clube e percebeu que lá não haviam camisas expostas, nem a do título Brasileiro de 1985. Foi neste momento que surgiu a ideia de começar a sua coleção. Segundo Ricardo, todas as camisas são oficiais, diferentes umas das outras e todas foram usadas em jogos, "camisa de loja eu nem quero", declara.
Cada uma das peças tem uma história em particular. De Jairo a Keirrison, passando por Toby, Capitão Hidalgo e Vavá, sua coleção de camisas alviverdes é muito cobiçada entre colecionadores. Ricardo já negou a venda das camisas por diversas vezes. Quando tinha metade das camisas que possui hoje, Ricardo Guerra chegou a receber uma oferta de R$ 25.000,00 pela coleção, mas não aceitou. "Eu sei muito bem que ela (coleção) vai dar muita alegria e bons momentos para os futuros torcedores. Através de nossos troféus e mantos sagrados, os jovens poderão entender melhor porque chamam o Coritiba de Glorioso", completou Guerra. Sua coleção ainda conta com a faixa de campeão de 85 e a medalha da CBF, que recebeu do craque Toby.
"Amigos do COXAnautas, essa coleção não é minha, é da Nação Coritibana! No futuro doarei todo o acervo para o Coritiba Foot Ball Club (que inclui a luva que o Rafael usou na Final do Maracanã). Porém, isso será no futuro... Abraços a todos e que venha o TETRA!", finalizou o Conselheiro Coxa-Branca.
Empresário, Ricardo Guerra patrocinou o Coritiba até o final de 2012 através de uma de suas empresas, a Limagrain-Guerra, formada pela cooperativa francesa Limagrain e a paranaense Sementes Guerra. Em breve, os paranaenses poderão conhecer novos produtos da Guerra. Estão chegando ao Brasil através de mais uma parceria franco-brasileira de Ricardo Guerra, as delícias francesas da Jacquet.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)