
COXA SÉCULO XXI
A equipe do site COXAnautas, com o objetivo de buscar alternativas viáveis para a solução de alguns problemas do Coritiba, lança a campanha “Coritiba século XXI – Idéias de Hoje Construindo o Coritiba do Futuro”.
A campanha visa o estabelecimento de um processo de planejamento estratégico para o Clube. Nada tão acadêmico que não possa ser aplicado em curto e curtíssimo prazos. Trata-se de uma ferramenta de gestão, que busca coletar idéias de fora para dentro do Clube.
As propostas da equipe COXAnautas serão divulgadas permanentemente neste espaço.
Serviço
Na primeira fase dessa campanha, os administradores do site receberão sugestões dos internautas. Para participar, o internauta deve mandar uma mensagem eletrônica para o endereço coxanautas@coritiba.com.
Gradativamente o site COXAnautas divulgará as ações das etapas seguintes da campanha “Coritiba século XXI – Idéias de Hoje Construindo o Coritiba do Futuro”.
Notícia - 23/03/06 15:05
Coritiba: 5 Ações Estratégicas para superar a crise
COXAnautas propõem a discussão dos problemas e a sugestão de soluções para o Coritiba Foot Ball Club
Nesta primeira etapa deste novo projeto, os administradores do site COXAnautas estarão encaminhando ao Clube, tanto para a Diretoria Executiva, como para a Mesa do Conselho de Administração, cinco sugestões práticas que podem melhorar o desempenho do Clube em diversas áreas.
As sugestões são as seguintes:
1. Estimular os trabalhos de um grupo de Conselheiros e Torcedores, visando discutir a implantação de um plano estratégico para o Clube, apoiando a Comissão de Planejamento do Conselho de Administração do Coritiba. A Comissão já está criada e os trabalhos iniciaram em meados de março de 2006;
2. Através do apoio e da oficialização, estimular a participação dos torcedores no dia-a-dia do Clube. A proposta de criação desta Comissão já foi sugerida à Mesa do Conselho. Criar mecanismos que permitam o conhecimento de assuntos relevantes, como o orçamento do Clube e as prioridades da administração;
3. Fazer da internet uma ferramenta de divulgação institucional e fortalecimento da marca Coritiba pelo mundo, devido ao seu baixo custo operacional e curto prazo de operacionalização vs. grande amplitude;
4. Criar um plano de incentivo e desenvolvimento das Categorias de Base, reavaliando os valores investidos nas categorias, inclusive os salários pagos aos profissionais da área, formadores de atletas para o Clube. Facilitar o acesso dos sócios e torcedores aos jogos das categorias amadoras do Clube, tanto no CT como no Estádio Couto Pereira, onde podem ser promovidos alguns jogos dos amadores.
5. Ampliar a participação do sócio e do torcedor no dia-a-dia do Clube, incentivar a adesão de novos sócios, divulgando as campanhas de ingressos promocionais para as disputadas da Série B.
Notícia - 31/03/06 17:17
Queremos time, GG!
Não precisa tirar ou trocar o Presidente: montar um bom time é o caminho
O maior problema do Coritiba não é quem é ou será o seu Presidente. Independentemente de quem seja o mandatário Coxa-Branca, o maior problema do Coritiba, nesse momento de sua existência, é montar um bom time de futebol.
Nas atuais circunstâncias, o impedimento de Gionédis do comando do Cori deve ser deixado de lado. Se for para acontecer, que aconteça em reuniões do Conselho de Administração, não em mesas do Shopping Crystal.
Primeiramente, vamos, sim, tratar de futebol, da Mauá, o coração do Coritiba, um Clube que precisa urgentemente montar um ELENCO para ter um BOM TIME, que faça o torcedor ter mais do que esperança para ir ao Alto da Glória ver onze jogadores vestindo a gloriosa camisa alviverde: ter orgulho de ir ao Couto Pereira!
Um time que tenha pelo menos um ídolo. Um time valente, que não desperdice chances. Um time que vença em casa, para a torcida saber que, no Alto da Glória, quem impera é o Coritiba.
Com o objetivo de propor soluções aos problemas (já que só relacionar os problemas já se tornou cansativo para a gigantesca torcida Coxa-Branca), os administradores do site Coxan@utas sugerem:
1. Criar uma junta de profissionais formados no Clube, que colaborarão na gestão do futebol profissional do Coritiba.
Nesta junta, os profissionais do futebol amador, aquela gente que um dia percebeu que Miranda, Rafinha, Adriano, Keirrison sabiam jogar futebol. Os profissionais Cláudio Marques, Dirceu Kruger, Édison Borges, Pachequinho, Aramis Bueno e Sisico deveriam ter um aumento salarial, valorizando seu trabalho no Clube.
Trata-se de gente nossa, gente da casa, gente Coxa que entende de futebol e gosta do Coritiba. Uma nova realidade salarial para eles, condizente com a competência e com novas atividades seria necessária.
Caberia a esta junta diretiva (Cláudio, Kruger, Édison, Pachequinho, Aramis e Sisico), além de suas atuais responsabilidades, criar um plano de gestão no futebol coritibano. Passariam por eles as avaliações de dispensas e contratações, bem como do aproveitamento de atletas das Categorias de Base (quem sabe, assim Pedro Ken seria o ala-direito do Verdão e Henrique sempre o zagueiro pela esquerda).
Juntamente com eles, uma equipe com mais profissionais dedicados a parte fisiológica, nutricional, física e psicológica dos atletas amadores, de modo que haja um completo desenvolvimento destes atletas até o futebol profissional.
2. Organizar o Departamento de Futebol.
É necessário que o Departamento de Gutebol do Coritiba seja formado por profissionais especializados, e que cada um deles tenha suas obrigações e responsabilidades bem definidas. A divisão e definição de tarefas dentro de um departamento é fundamental para que se possa avaliar e cobrar os membros da equipe.
O treinador do Coritiba não deve ter plenos poderes para contratar ou dispensar jogadores. Cabe ao Departamento de Futebol, em seu planejamento, definir quais as caracteristicas técnicas que a equipe deverá ter e, dentro disso, buscar os atletas e o treinador que melhor se adequem a opção técnica definida.
Assim, selecionar e contratar jogadores são de responsábilidade do Departamento de Futebol, e serão cobrados por elas.
Não se pode permitir que aconteça novamente a situação onde um treinador, após algumas rodadas, é demitido e o Coritiba fique sem jogadores que seriam importantes mas que foram vetados pelo treinador.
Ao treinador cabe unicamente a responsabilidade treinar o elenco, definir qual a melhor opção técnica e escalar os jogadores. E no jogo, buscar alternativas táticas para sempre que necessário, potencializar o rendimento do elenco em busca de bons resultados.
Todas as cobranças nesse sentido caírão sobre o treinador. Se um jogador tem problema extra-campo, o problema deve ser notificado ao Supervisor de Futebol. Problemas fora do gramado são responsabilidade do Supervisor e cabe a ele resolve-los.
3. Nomear imediatamente um Diretor de Futebol.
Se por ventura o Presidente Gionédis não entende que isto é prioridade, e a Comissão de Futebol Profissional concorda com a decisão (ou se omite de constestar), os administradores do site COXAnautas entendem que essa função é primordial para uma gestão de sucesso no futebol.
A história recente do Coritiba nos mostra que não está entre as qualidades do nosso atual Presidente a capacidade de coordenar o Departamento de Futebol do Alviverde. É necessário alguém com competência e experiência comprovada nessa área, atuando exclusivamente no futebol.
4. Abandonar os comparativos.
O Coritiba não precisa ser comparado a ninguém. O Coritiba precisa definir metas e objetivos claros e dedicar todo o pencial para atingi-los independente da situação dos outros clubes.
Deixemos de lado, de uma vez por todas, os comparativos com os fracassados: “Ah, porque o Galo não chegou às finais...” , ou ”o Bugre, o Marília, a Lusa estão caindo no Paulistão” não serve para o Coritiba Foot Ball Club. São todos maus exemplos.
Não temos que nos comparar com fracassados, pois isto não facilitará a volta à Série A em 2007. Os fracassados não chegarão à Primeira Divisão. E se for para comparar, que a comparação seja feita com os times de sucesso.
É necessário também que o Coritiba se torne mais ágil na avaliação dos resultados produzidos e na tomada de decisões em caso insucessos.
Não se pode mais aceitar que um treinador ou jogador que venha demostrando insuficiencia seja mantido no cargo até que a situação se torne irreversivel. São exemplos dessa morosidade os treinadores Antonio Lopes, Cuca, Lopes Jr., Márcio Araújo e Estevam Soares. Cinco exemplos consecutivos! É hora de aprender com os erros.
5. Demitir Estevam Soares.
A mudança de comando, neste momento, é indispensável para o sucesso do Coritiba. Não adianta esperar dez, quinze rodadas, para depois mudar o comando técnico, agradando a torcida, pois, até lá, os melhores técnicos estarão empregados.
Estas cinco medidas podem ser o início para a implantação de um plano de gestão do futebol que permita ao Coritiba, montar um ELENCO e formar um TIME competitivo, que faça o Clube voltar à Série A já em 2007.
Sem estas cinco propostas ganharem vida no Alto da Glória, por mais que as novas contratações venham a ser infinitamente superiores as feitas no início do ano (convenhamos, não é nada difícil), o Coxa ainda correrá o risco de não subir de divisão, pois nos momentos decisivos, os detalhes fazem a diferença.
Notícia - 12/04/06 23:15
Planejamento Coxa: COXAnautas opina
Equipe COXAnautas discute com a Comissão de Planejamento propostas para o Coritiba superar a crise
Nesse momento delicado da vida do Coritiba, a relação entre a Torcida e o site COXAnautas tem se intensificado. Sem ter de quem cobrar e ansiosa por participar e mudar o status quo que aí está, recebemos atualmente 12 mil visitas únicas/dia (em média).
Muitos procuram apenas informação, mas uma parcela representativa destes internautas querem algo mais. Querem sugerir e mais que isso entendem que este veículo de comunicação virtual deve deixar de ser apenas porta voz dos reclamos da Torcida Alviverde para atuar em definitivo dentro do Clube, a fim de tentar modificar a lamentável situação em que o Coxa se encontra.
Atendendo os apelos desses torcedores, os administradores do site Coxan@utas, com a responsabilidade e credibilidade de quem está há 10 anos vem trabalhando em prol do Coritiba e de sua Torcida, decidiu, diante dos fatos, levar a cabo sua Missão de forma menos ortodoxa, saindo do espaço da Internet e buscando maneiras concretas de fazer com que o pensamento do torcedor Coxa entre Alto da Glória a dentro e que as melhores iniciativas sejam implementadas.
Foi assim que nasceu a idéia de ser criar uma Comissão de Planejamento, algo que vinha sendo discutido desde o dia 5 de dezembro do ano passado, quando da eleição do Clube. Em janeiro e fevereiro as conversas se intensificaram até serem oficializadas junto a Mesa do Conselho de Administração do Coritiba.
A proposta feita pelos administradores do site era a de formar uma comissão mista (entre Conselheiros e Torcedores) foi aceita pela Mesa do Conselho de Administração no dia 28 de fevereiro. Desde então, reuniões periódicas vêm sendo realizadas semanalmente.
Com o modelo de participação aprovado, já estamos colocando a "mão na massa". Fazemos isto mais pelo Clube e por nosso Torcedor, porque sabemos que um Plano de Ação pode ser refutado facilmente e sem vontade política nada acontece. Este alerta é importante e o torcedor não deve minimiza-lo. Mesmo assim, vamos em frente.
Para que a Torcida saiba um pouco mais desse início de trabalho, segue uma justificativa mais formal do que se pretende.
O objetivo principal do grupo de trabalho, formado por três torcedores (dois deles, integrantes da equipe de administradores do site Coxan@utas) e dois Conselheiros do clube, integrantes da Comissão de Planejamento do Conselho de Administração, é apresentar um Plano de Gestão (que bem poderia chamar-se EMERGENCIAL) para o CORITIBA FOOT BALL CLUB.
Sem a pretensão de ser um Planejamento Estratégico, com a profundidade e abrangência do mesmo, o que nos propomos elaborar é um Plano de Gestão direcionado para áreas que sejam mais fundamentais que outras para o Clube nesse momento. Desta forma definimos os segmentos que seguem como objeto do trabalho:
A - Futebol ALVIVERDE;
B - A Torcida COXA;
C - MARCAS - CORITIBA / COXA - um novo MODELO de Branding.
O Plano delimita seu escopo em curto e médio prazos:
sendo que para isso consideramos o segundo semestre de 2006 - curto prazo (período fundamental para a volta do Coritiba à Série A) e o ano de 2007 - médio prazo (ano da nova eleição coritibana).
O alcance do Plano como sendo de curto e médio prazos, pretende tratar dos problemas mais urgentes do Clube, viabilizando sua implantação imediata.
A confecção e introdução de um Planejamento Estratégico aconteceria quando, a partir do êxito - mesmo que relativo - deste Plano Emergencial, estivesse pavimentado o caminho para uma nova Diretoria com um novo mandato estabelecer linhas mais definitivas no horizonte Alviverde.
xxx
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)