
Os Coxanautas comemoram hoje, dia 21 de setembro, seu sétimo aniversário. Em 1996, quando a Internet ainda era um bicho-de-sete-cabeças para muita gente, alguns torcedores do Coritiba resolveram criar uma lista de e-mails - hoje tão comuns quanto os downloads - para a troca de informações sobre o Verdão. Em pouco tempo, surgiu na lista o apelido "coxanauta", prontamente seguido de uma página "institucional".
Um ano mais tarde, o criador de um completo site pessoal sobre o Coxa - Marcelo Carneiro, do www.coritiba.com - recebeu o convite para assumir a responsabilidade pela lista de discussão e pelo site dos Coxanautas. A maior torcida virtual do estado ganhava, então, uma página profissional, repleta de informações e últimas notícias diariamente atualizadas.
A verdade é que, por muito tempo, os Coxanautas preencheram uma lacuna deixada pelo abandonado site oficial do Cori, tornando-se a única referência do clube para os internautas do mundo inteiro.
A Internet cresceu e o Alviverde reconstruiu sua casa virtual. Mas nem por isso os Coxanautas perderam o seu lugar ao sol. Afinal de contas, seus colunistas e noticiaristas têm a vantagem de não estarem vinculados ao grupo comandante - ou a qualquer outro grupo. Como não têm salário, nem chefe, o compromisso é apenas com a ética e a informação. Ou seja, com o torcedor alviverde.
Nesta pequena comemoração pelo aniversário de sete anos - que está sendo abafada pela cruzada rumo ao bicampeonato - os administradores dos Coxanautas fazem questão de agradecer a todos os colaboradores que dão uma parcela preciosa do seu tempo pelo clube do coração.
Também não se pode esquecer daquelas pessoas que ajudaram muito os Coxanautas mas que, independentemente do motivo, não mais puderam participar.
Outro motivo de orgulho é o relacionamento sempre amigável com os sites e as torcidas virtuais do tricolor e do rubro-negro paranaenses. No dia-a-dia e até mesmo nas tradicionais peladas em grama sintética, os torcedores nunca deixaram de mostrar que é possível alimentar grandes rivalidades de forma amistosa.
Às empresas que acreditaram - e acreditam - nos Coxanautas como um eficaz meio para a exposição de sua imagem, o muito obrigado.
Por fim, é claro, um grande abraço para todos os torcedores que prestigiam o trabalho de uma equipe que, assim como o Coritiba, tem como principal virtude a coletividade.
Marcelo Carneiro, Julio Malhadas Neto e colaboradores do site dos Coxanautas
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)