
AVALIAÇÃO
A entrada de Paulo Bonamigo no comando técnico do Coritiba já deixa no ar que algumas mudanças estratégicas no elenco acontecerão. A escolha da delegação Coxa-Branca que sexta-feira viajará para Manaus é um bom exemplo da mudança de alguns conceitos utilizados até então pelos seus antecessores, Márcio Araújo e Estevam Soares.
Os dois treinadores anteriores faziam escolhas dos jogadores que iriam compôr o banco de reservas que nem sempre permitiam mudanças heterodoxas no estilo de jogo.
Para o jogo de sábado, contra o São Raimundo, Bonamigo (foto) escolheu os seguintes jogadores que viajarão até o Amazonas:
Goleiros: Kleber e Rodrigo Café
Laterais: Ricardinho e Wilton Goiano;
Zagueiros: Batatais, Douglas, Índio e Henrique;
Volantes: Egídio, Luciano Santos e Peruíbe;
Meias: Caio, Jackson, Marlos e Pedro Ken;
Atacantes: Alberto, Anderson Gomes, Eanes e Fábio Pinto.
As variações táticas
As variações táticas entre o 4x4x2 e o 3x5x2 podem ser imaginadas pela composição desta delegação, que conta com alguns jogadores polivantes: Jackson (meia, ala, segundo volante), Marlos (meia-esquerda, lateral esquerdo) e Pedro Ken (ala direita, meia direita). Com jogadores como estes três, com capacidade de se adaptar em variações de jogo, Bonamigo reduziu a opção de escolha nos laterais de ofício, levando apenas dois: Ricardinho e Wilton Goiano.
Na zaga, Índio, Batatais e Henrique parecem que serão os escolhidos para iniciar o jogo, já que quatro atacantes (dois de velocidade) viajarão até o Norte do país.
Com um projeto de jogo que deverá ser forte na defesa e na marcação, com velocidade na saída de jogo (Caio) e no contra-ataque (Anderson Gomes e Eanes), com um jogador fixo na área (Alberto, que deverá fazer um trabalho similar ao que era feito por Marcel, atualmente em Portugal), em Manaus o Coxa deixa no ar que deverá mudar o conceito de jogar. Em vez das trocas de passe sem velocidade, de lado, um jogo mais veloz e agudo, pelos lados do campo.
Estrategista
Bonamigo tem o costume de estudar muito os adversários. Seus auxiliares diretos, Édson Gonzaga e Alciney de Miranda (ambos estão de volta ao Verdão), avaliam todos os jogadores adversários, bem como as variações de jogo que as mudanças no elenco acarretam no time que está em campo.
Em 2003, Bonamigo fez um planejamento para 18 jogos, ao final dos quais, o Coritiba estaria disputando uma vaga na Libertadores. O lance emblemático deste modelo de trabalho que Bona e sua comissão técnica tem foi no jogo contra o Criciúma, em Santa Catarina, naquela temporada.
Bonamigo sabia que o time da casa não contaria com seu lateral esquerdo titular, e na saída de jogo, armou uma jogada ensaida, um lance surpresa, no qual haveria um lançamento longo e o ala Ceará aprovetaria a subida do seu marcador para arriscar um chute de fora da área. O lance ensaiado antes acabou dando certo no jogo, o Verdão marcou com Ceará, o gol mais rápido daquela competição.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)