
DEPARTAMENTO MÉDICO
Por Rodrigo Sibut Vieira - COXAnautas
Após 90 dias em tratamento, o meia Bottinelli está clinicamente recuperado e foi liberado pelo CEECOR para trabalhos de progressão funcional visando seu retorno em breve aos gramados.
"É uma recuperação que envolve preparadores físicos, fisiologista, nutricionista, até mesmo psicólogo para que ele possa voltar bem e com confiança aos gramados", comunicou Raul Osiecki, Coordenador do CEECOR.
Bottinelli fraturou o tornozelo durante os treinos, num choque com o meia Lincoln. Posteriormente, após avaliação, foi feita uma cirurgia de correção no tornozelo direito, dia 05 de fevereiro. O que impressionou os médicos do Coritiba foi o tempo de recuperação do atleta. "Três meses é um tempo mínimo de recuperação e ele recuperou nesse tempo mínimo. Foi muito bem! Ele teve uma recuperação excepcional, excelente e até muito melhor do que a média esperada. A partir de hoje ele está de alta, com a fratura consolidada e agora inicia os trabalhos físicos e técnicos", disse Walmir Sampaio, coordenador médico do clube.
Para o atleta, a liberação é vista com alegria e ansiedade. "Fico feliz em poder voltar aos treinamentos. Creio que todos os jogadores que passam por uma lesão grave querem muito poder voltar aos treinos e comigo não é diferente. Vou seguir trabalhando para poder vestir a camisa do Coritiba e dar alegrias ao torcedor que me ajuda muito nesse período de recuperação", conta Bottinelli que ainda complementou sobre a nova fase de tratamento: "É preciso precaução e não procurar avançar nenhuma etapa. É claro que todo jogador quer poder atuar, mas é preciso saber que o corpo está bem. Depende de mim, da minha condição física e da minha dedicação".
Agora seguem, clube e atleta, o plano para os trabalhos de progressão funcional. O processo de recuperação deve ser respeitado em todas as etapas visando o período de inter temporada que acontecerá durante a Copa das Confederações para se preparar bem para o retorno aos gramados.
"Iniciamos um trabalho de transição, de aperfeiçoamento da parte física e retomada da parte física. Precisamos ter calma e paciência para não queimar etapas. Nosso planejamento é durante o período de parada continuar trabalhando com ele e dependemos da evolução dele. Ele tem respondido muito bem em todos os aspectos da recuperação", finalizou Glydiston Ananias, preparador físico do Coritiba.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)