
CBF
Em 2013, os times que disputarem a Copa Libertadores também participarão da Copa do Brasil. A decisão tomada, visa valorizar ainda mais a Copa do Brasil, que atualmente conta com times de praticamente todos os estados brasileiros, mais o Distrito Federal e que era enfraquecida pela não presença dos times que disputavam a Copa Libertadores da América.
Para isso, a duração da Copa do Brasil passa para oito meses, com início em março e término em novembro. O campeão, na temporada seguinte, disputará então os dois torneios sem maiores problemas.
É importante frisar que não haverá acúmulo de datas, como acontecia anteriormente (com times jogando terças, quintas e domingos), porque no novo cenário, a Copa do Brasil será estendida.
Uma outra mudança que deverá ser anunciada envolve mudança no critério de classificação para a Copa Sul-Americana. Atualmente os clubes classificados entre 5° ao 12° possuem o direito de disputar o torneio.
A Conmebol, entidade organizadora, aprovou a alteração para que não haja mais a fase brasileira, conhecida pelo 'mata-mata'. Com isso, fica a cargo da CBF indicar quatro equipes que forem eliminadas da Copa do Brasil e que tiveram as melhores colocações no Brasileiro da Série A do ano anterior.
Por exemplo: o time A cai nas oitavas de final da Copa do Brasil e foi o quinto do Brasileiro, enquanto a equipe B eliminada acabou em 14°. A CBF indicará o time A.
As mudanças só valem a partir de 2013 porque a CBF só pode mudar as regras dois anos antes de uma competição, como manda o Estatuto do Torcedor.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)