
EVENTOS
Do site oficial da CBF
por Dorothea Bastos
"O diretor do Departamento Técnico, Virgílio Elísio da Costa Neto, estará nesta sexta-feira, representando a CBF na 1ª Conferência Nacional do Esporte, que acontece em Brasília, até o próximo dia 20 de junho. O evento que é realizado pelo Ministério dos Esportes, abordará vários assuntos ligados ao Esporte, Lazer e Desenvolvimento.
Pela primeira vez no Brasil, o esporte e o lazer serão discutidos com a participação da população promovendo uma ampla mobilização. Entre os temas debatidos, caberá ao diretor do Departamento Técnico da CBF falar sobre formação de atletas. Futebol feminino e segurança nos estádios serão os outros subtemas abordados na área do futebol".
O processo de gestão púbica no Brasil passa por uma etapa de transformação e modernização. O estabelecimento de conferências nacional, estaduais e municipais visa atender ao processo de democratização e participação social na busca da intelecção de interesses da administração pública, da iniciativa privada e do terceiro setor.
Este processo de participação inicia-se com as lideranças locais, que participam das conferências municipais, nas quais são definidos os principais interesses e objetivos daquela comunidade.
Os representantes locais participam das conferências estaduais, onde os interesses das cidades e macro-regiões são discutidos e avaliados, para então se definir uma política regional ligada a determinados temas.
Na conferência nacional, os temas já discutidos e estabelecidos tanto nas cidades, como nos estados, fazem parte de um amplo processo de discussão, do qual resultam macro políticas e estratégias para o Brasil. Neste nível de discussão a sociedade se faz representada pelos delegados estaduais, que são eleitos quando das conferências estaduais e municipais.
A importância deste processo de participação está no poder de representação dos interesses sociais. No caso do futebol por exemplo, os torcedores atuando de forma organizada poderiam levar às conferências a discussão os problemas e sugestões para reforma e melhoria do futebol brasileiro.
A Conferência
Do site do Ministério do Esporte
Com o tema "Esporte, lazer e desenvolvimento humano" a Conferência Nacional convida a população a debater a importância do esporte como fator de inclusão social, educação e desenvolvimento.
O acesso ao esporte e ao lazer é um direito do cidadão e é uma oportunidade de provocar mudanças e melhorias na qualidade de vida da sociedade. É a partir desse tema central que serão trabalhados oito eixos temáticos e 26 subtemas.
Objetivo Geral
A Conferência Nacional do Esporte tem como finalidade central democratizar a elaboração da Política Nacional do Esporte e Lazer e os planos nacionais subseqüentes, envolvendo e valorizando a participação de todos os segmentos da sociedade brasileira.
Objetivos Específicos
Promover ampla mobilização, articulação e participação popular em torno das questões do Esporte e do Lazer;
Contribuir para o Diagnóstico Situacional do Esporte e do Lazer no Brasil, em todas as suas manifestações;
Apresentar propostas para a elaboração de Programas e Projetos Nacionais nas áreas de Esporte e Lazer, sintonizados com as necessidades e identidades locais;
Contribuir para o alcance de altas taxas de efetividade social nas ações da Política Nacional do Esporte e Lazer.
Público-alvo
Participarão da Conferência Nacional os representantes dos governos Federal, Estadual e Municipal, dos poderes legislativo e judiciário, de empresas, universidades, comunidades tradicionais, organizações não-governamentais, entre outros setores da sociedade. Lembramos que a participação de toda sociedade acontecerá na etapa estadual e que o evento nacional será apenas para delegados.
Serviço
Para saber mais sobre os políticas nacionais para o esporte visite o site do Ministério do Esporte clicando aqui.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)