FALA, CANDIDATO!
(O texto a seguir é de autoria e de responsabilidade do candidato Celso Moreira)
CAROS AMIGOS(AS) COXAS-BRANCAS!
Com satisfação venho esclarecer e dirimir dúvidas quanto às propostas pretendidas por nós da Chapa “CORAÇÃO CORITIBANO – Administração Compartilhada”, da qual temos a honra de ter sido escolhido para encabeçá-la e ser o candidato à presidência do Coritiba Foot Ball Club, nas eleições que deverão se realizar em 16/12/07.
Alguns duvidam da nossa pretensão de irmos em busca da concretização da ampliação, modernização e conclusão total no nosso monumental Estádio Couto Pereira, conforme projeto apresentado já há algum tempo tanto nos jornais como pelo site Coxanautas.
É um sonho? Claro que SIM! Mas sonhos só se tornam realidade quando temos convicção e sobretudo estamos obstinados a tirar o projeto do papel, e trabalharmos arduamente para realizarmos com absoluta certeza aquilo que realmente acreditamos poder construir.
O primeiro passo será desprovido de vaidade, promover de todas as formas possíveis a união, a aglutinação de todas as forças políticas (ex-presidentes e diretores, também congregar todos aqueles que desejam e nunca tiveram oportunidade de colaborar com seu clube) hoje afastados e na oposição ao atual modelo gestor, num só projeto e objetivo que no fundo todos tem e desejam, resgatar todos aqueles projetos que previam modernizar e preparar nosso clube para mais um centenário de glórias, levar principalmente nosso clube com um projeto sério ao seu lugar de direito entre os maiores e melhores deste país, como outrora.
O projeto do NOVO “COUTO PEREIRA” foi elaborado por alguns arquitetos e engenheiros, Coxas-Brancas de Coração como nós, que acreditam na concretização do sonho, transformar a fantasia em realidade.
Conforme havia mencionado na matéria “nossos projetos para o CFC” que foi publicada no Coxanautas, evidentemente que nos dias atuais, nenhum clube de futebol neste país, tem condições de um novo estádio ou mesmo uma grande reforma geral e ampliação como pretendemos para o nosso, sem que tenha parceiros investidores. Em qualquer atividade neste país, de uns tempos para cá, independente do segmento, somente com parcerias se viabilizam grandes projetos.
No caso do NOVO COUTO PEREIRA, há meses vimos conversando com grupos interessados em evidentemente explorar as áreas comerciais que seriam criadas no entorno do estádio (aprox. 12.500 m2), bem como construírem em toda aquela área onde está o estacionamento e a churrascaria, um complexo de 3 andares de estacionamento vertical e 4 andares de shopping. Tudo isto através de um contrato de comodato que permite aos investidores ao longo de x anos, a serem calculados por especialistas que nos dirão o número de anos que eles precisariam para ter seu capital investido de volta. Neste período, o CFC teria direito a um percentual mensal sobre o faturamento para agregar receitas e não ficar dependendo exclusivamente do futebol.
Do total do custo exclusivamente do estádio (aprox. 38 milhões), 50% será custeado pelos investidores e os 50% restantes pelo CFC. Quanto à obra anexa, todo o custo por parte dos investidores.
Naquela oportunidade não mencionamos o nome de quem seriam os investidores, até porque novos investidores devem aparecer agora que o CFC voltou à elite do futebol brasileiro, mas o primeiro parceiro investidor a demonstrar real interesse é o grupo INVEST PARK, de empresários do Paraná e São Paulo, sérios e de sucesso, já com inúmeros projetos de grande porte concretizados e um sem número de outros em construção.
No que tange o CFC vir a custear 50% do projeto do novo estádio, cabe salientar que já em 2008 o clube irá receber aprox. 13 milhões só do Clube dos 13, e em 2009 este valor será de aprox. 23 milhões. Afora isto, o clube tem todas as receitas oriundas das partidas realizadas em casa (Campeonato Estadual, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro), bem como das verbas de patrocínio, comercialização de sua marca que deve ser muito e melhor explorada, produtos, locações etc, assim como e também a inevitável venda de alguns atletas que embora sejamos totalmente contra, sabemos que chega uma hora que as milionárias propostas do exterior não nos permite mais obrigá-los a continuar no clube, e isto acaba trazendo periodicamente receitas representativas aos cofres do clube.
Considerando que a dívida do CFC hoje deve girar pelas nossas informações, por volta de aprox. 32 milhões, dos quais mais de 50% são impostos, já garantidos seu pagamento através da nova loteria aprovado pelo governo federal – a TIMEMANIA, o restante são ações cíveis e trabalhistas passíveis de serem renegociadas e pagas a médio prazo, e as dívidas com fornecedores e compromissos já assumidos a curto prazo por volta de uns 5 milhões, portanto com todas as possibilidades de serem bem administradas e resolvidas, criando assim as condições para o investimento pretendido no novo estádio.
Importante ressaltar que o projeto do NOVO COUTO PEREIRA, ali onde toda a Nação Alvi-Verde faz questão...ali no nosso Alto de tantas e tantas Glórias, que fez o nosso centenário clube ser conhecido como O GLORIOSO; está previsto para ser concretizado em aprox. 20 meses, e por etapas para que possamos continuar mandando a maioria dos nossos jogos em casa.
Por outro lado, tão logo tivéssemos a felicidade de sermos eleitos, iríamos em busca da profissionalização do futebol no CFC. Para começar o ano já contrataríamos um técnico de futebol de gabarito e com vasto currículo de títulos, do nível de Geninho, Abel Braga, Mano Menezes só para citar alguns; bem como fazer todo o sacrifício possível para manter os atletas da nossa base que se revelaram de forma magistral este ano (Henrique, Pedro Ken, Keirrison e Marlus), promover mais uns 4 que estão dispontanto no juniores, procurar também manter os ótimos (Edson Bastos, Géci, Túlio, Veiga, Douglas Silva e talvez o Gustavo); trazer pelo menos 7 jogadores de altíssimo nível técnico, não apenas para compor o grupo, mas para dar a necessária qualidade e competitividade que nos permita ficar entre os melhores do país como num passado já distante, e sobretudo nos leva a disputar sempre os torneios sul-americanos com o objetivo do nosso destino – ganhar títulos!
A profissionalização pretendida, extende-se principalmente à valorização das nossas categorias de base, com melhor estrutura física, aparelhagem moderna, e com profissionais que trabalhem e identifiquem os talentos e futuros atletas, aqueles jogadores em condições de realmente poderem vir a ser aproveitados no time profissional.
Há anos nosso clube não tem um deptº de marketing competente, com profissionais de gabarito e em condições de infinitamente melhor explorar a marca excepcional que é o CFC e tudo aquilo que temos condições de agregar de receitas para que não fiquemos órfãos como estamos exclusivamente da verba da televisão, dos pequenos patrocinadores e das rendas das partidas.
Temos por objetivo também, promover uma reforma estatutária no clube, que permita desenvolvermos uma verdadeira administração moderna, eficaz e sobretudo transparente, onde os conselhos que constituem o Conselho Deliberativo (conselheiros), exijam e tenham acesso permanente, e podendo dar a devida satisfação ao quadro associativo e à própria torcida como um todo, ela merece este respeito, sem ela não existiria o clube.
Enfim, o Coritiba Foot Ball Clube é muito grande para continuar sendo administrado por pequenos grupos que tomam conta e acham por bem não dar satisfações a quem quer que seja, oportunistas que aproveitam o clube para aparecer.
Temos o maior estádio, a maior e mais fiel torcida, o maior número de títulos, uma história gloriosa reconhecida no país e fora dele, só nos falta uma administração comprometida e que respeite esta história, uma administração que foque os anseios da maioria, e nos faça voltar urgentemente ao nosso destino de clube de futebol vitorioso, conquistador de títulos, orgulho de todos os Coxas-Brancas de Coração!!!
À disposição para quaisquer outras informações e mesmo para receber críticas construtivas e sugestões agregadores que venham também colaborar para o engrandecimento do nosso amado CFC,
Saudações Alvi-Verdes,
Celso Carlos Moreira
Membro Vitalício do Conselho Deliberativo do CORITIBA FOOT BALL CLUB
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)