
FALA, CONSELHEIRO
Nosso amado Verdão é o maior papão de títulos estaduais, é Fita Azul Internacional e tem dois títulos nacionais (Torneio do Povo/73 e Brasileiro/85), porque sempre se caracterizou em grande parte da sua história de conquistas por ter um time competitivo e vencedor dentro de campo; com atletas de altíssimo nível técnico, de garra e que vestiam nossa gloriosa camisa Alviverde com respeito e amor.
Desde a era de ouro do final dos anos 60 até parte dos anos 80, quando tivemos a felicidade de ter o melhor presidente da história do nosso querido Coritiba, o campeoníssimo Evangelino da Costa Neves. De lá pra cá, vivemos de altos e baixos, aliás, muito mais péssimos do que bons momentos, o que proporcionou aos nossos tradicionais rivais (A. Paranaense e P. Clube) ocuparem espaços e conseguirem diversos títulos também, embora a distância que os separam de nós neste quesito seja ainda astronômica.
Carrego comigo a felicidade de ter entrado no Conselho Deliberativo do Coritiba, pelas mãos de Evangelino, assim como meu pai e meu tio lá já se encontravam. Mais do que isto, o orgulho e o privilégio de ter participado e colaborado diretamente em diversas gestões em que fomos campeões, inclusive numa das diretorias quando fomos Campeões Brasileiros/85.
Evangelino era um homem de visão, entrou, projetou e executou o que a maioria desejava, mas não tinham sua obstinação pela vitória. Construiu e nos deu a alegria de ter um dos maiores estádios particulares do País, até então privilégio à época de clubes como o São Paulo (Morumbi) e Internacional (Beira-Rio), sendo que outros grandes estádios como Maracanã, Mineirão, Fonte Nova, etc. pertencem até hoje a seus governos, depois outros grandes estádios particulares foram surgindo, como o Olímpico (Grêmio), o Arruda (Santa Cruz), etc.
Do final dos anos 80 para cá, passamos a viver momentos terríveis, pois um pequeno grupo que já fazia oposição no Coritiba, querendo chegar ao poder e mostrar que também poderia fazer sucesso comandando nosso clube, mais do que isto querendo enterrar a geração de grandes dirigentes da era de ouro de Evangelino; eis que jamais conseguiram realizar o que desejavam, pois com falta de conhecimento e desprezando os experientes nunca atingiram seus objetivos.
Conseguiram o poder, mas pior do que isto, dividiram bastante o clube. De um lado, os que cresceram, aprenderam e viveram as glórias junto com Evangelino, de outro os que buscavam as glórias sem sucesso.
Endividaram o clube, sem uma causa justificada como conquista de títulos ou aumento de patrimônio considerável, pois em todo este período de mais de duas décadas, somente foi adquiro o CT da Graciosa.
O resultado de tudo isto foi termos deixado de focar nosso destino de glórias – os títulos! Sim! Clube de Futebol só engrandece e constrói uma maravilhosa história de conquistas através de títulos, quem não os consegue vai ficando à margem, acabam ou vão se juntando com outros menores como aconteceu com nossos adversários, que são a somatória de vários clube pequenos e se mantém até hoje à distância do nosso número de títulos.
Mas graças ao espaço que cedemos, eles vem cada vez mais ocupando espaço e diminuindo esta diferença de títulos conquistados por nós, haja visto que nos últimos 28 anos só fomos campeões estaduais oito vezes.
Infelizmente, tudo isto fruto do excesso de vaidade de alguns, da desunião provocada, da arrogância, da falta de humildade em reconhecer quando deveriam ter buscado ajuda daqueles mais experientes e desejosos em colaboram novamente, mesmo que só sugerindo, mas sequer foram ouvidos.
E assim continuamos nosso calvário, gestão após gestão, promessas e mais promessas, desconhecimento sobre futebol, achando que projetos mirabolantes irão nos projetar novamente no cenário nacional e mesmo internacional como outrora. Pura balela! Se não voltarmos aos bons tempos da maioria das vitórias e conseqüentes títulos, continuaremos amargando esta tristeza que vem assolando esta gigantesca e maravilhosa torcida que Nunca Abandona – a Nação Coxa-Branca! que ainda não se refez da vergonha de passar dois anos consecutivos na segunda divisão do futebol nacional.
Eleição passada, novos projetos e antigas promessas, mas praticamente nada mudou, infelizmente. Acreditamos, apoiamos e até fomos fundamentais para vencer a última eleição, mas já estamos ressabiados com o que estamos vendo, e pelo andar da carruagem, quase tudo aquilo que criticávamos especificamente no quesito futebol, os mesmos erros, como a falta de conhecimento para quem dirige o departamento de futebol, contratação de atletas sem a mínima condição técnica e à altura das nossas tradições para vestirem nossa gloriosa camisa, o que nos deixa com a terrível previsão do que catastroficamente poderá acontecer novamente, o risco de voltarmos para o lugar onde jamais pela nossa história grandiosa poderíamos ter ido – a 2ª divisão.
Publicamente, venho fazer este apelo: por favor Diretoria! Baixem a bola, sejam humildes, abdiquem da arrogância daqueles que nós mesmos, em passado tão recente juntos tanto criticamos e abominávamos. Agora sinto e vejo vocês fazerem o mesmo. Cabeças empinadas, grupinho fechado, vaidades à flor da pele e aos nossos olhos; tremenda falta de Respeito e Dignidade para com aqueles que não só os ajudaram a vencer as eleições, bem como e mais importante ainda, estarem abrindo mão de tudo aquilo que discursaram e mostraram que iriam promover caso ganhassem as eleições, o que nos levou a entender ser esta a melhor opção para administrarem o nosso clube.
- Vocês prometeram reaglutinar as forças políticas tão logo tomassem posse, não o fizeram!
- Vocês prometeram contratar atletas de altíssimo nível técnico e à altura das nossas tradições, não trouxeram! (talvez possamos dizer que apenas o Carlinhos Paraíba pode ter este perfil pelo que vem demonstrando, mas ainda vai ter que mostrar muito);
- Vocês prometeram na mesma linha, um time competitivo para uma boa campanha nesta nossa volta à 1ª Divisão, e tendo como objetivo no ano do nosso centenário, comemorá-lo estando na Libertadores. Olha, tomara que eu esteja redondamente enganado e morda a minha língua, mas pelo conhecimento adquirido e mesmo acreditando ter uma boa visão periférica sobre o futebol como um todo, acho mesmo que estamos mais para passarmos este Brasileiro sofrendo com o risco do rebaixamento novamente. Com este time não vamos a lugar algum.
Não vamos nos enganar com o título estadual conquistado, nosso time era fraco, com atletas de nível de segunda divisão nacional, ganhamos o título por boa dose de sorte e pelo fraco desempenho também dos nossos adversários naquele campeonato estadual de baixo nível técnico;
Vamos acordar! Estamos na elite futebol brasileiro novamente, o padrão é outro!
À exceção dos pratas da casa que se destacaram (Keirrison ainda machucado e Pedro Ken fora até o final do ano), mais Edson Bastos, Carlinhos Paraíba e talvez o Jéci, os outros atletas que ficaram e praticamente todos os que foram contratados, tem perfil de segundona meus amigos, e estão praticando o futebol que eles tem capacidade para praticar, por isto estamos mal no Brasileiro.
Diretoria! Ouçam aqueles grandes Coxas-Brancas mais experientes que vocês estão achando por bem desprezar. Ouçam os comentaristas experientes das rádios. Ouçam o clamor da torcida.
Somente assim vocês conseguirão executar os projetos que vocês e toda a Nação Coxa-Branca deseja que consigam para o engrandecimento e modernidade cada vez mais da nossa instituição Coritiba Foot Ball Club.
Não adianta estarem priorizando projeto de novo CT, prevendo término ou mesmo construção de um novo estádio por enquanto. Agora não é hora para uma comissão tipo trem da alegria ir passear na Europa para ver estádios, quando falta dinheiro para contratar atletas de nível prometidos.
Antes e para tudo isto vir a se concretizar, precisamos ter um time competitivo e vencedor dentro de campo, não corrermos o risco da vergonha do rebaixamento de novo. Se não estivermos muito bem dentro de campo, não se conseguirá o apoio e mesmo os parceiros para viabilizarem todos os projetos que tanto sonhamos fora do campo.
Chega de comemorar a vitória nas eleições!
Chega daquilo que abominávamos: vaidade, arrogância, pretensão, oportunismo, tudo aquilo que não nos levará a lugar algum!
Chega de ficarem (2/3) com o nariz empinado naquele que era o Camarote da Vergonha
da Diretoria) na administração passada, e que abrigava e escondia pelo vidro fumê, aqueles que a torcida tanto cobrava pela vergonha que nos impuseram naqueles anos. Agora tiraram o vidro fumê e ficou o Camarote Sem Vergonha da Diretoria, pois lá não estão a maioria dos diretores, mas sim pessoas e puxa-sacos de plantão que sequer possuem cadeiras cativas e como nós proprietários que pagamos manutenção das mesmas, para lá estarem usufruindo do mesmo.
Camarote da Diretoria deve ser usado por diretores e personalidades convidadas, o que não vem ocorrendo. Com situação ou oposição, jamais abri mão de exercitar com isenção e dignidade, minha condição orgulhosa de conselheiro, sempre à disposição e fazendo de tudo para defender com unhas e dentes tudo aquilo que entendemos como os interesses maiores do clube, por isto lhes digo em alto e bom som:
Lembrem-se das promessas de campanha e do mote da mesma: Respeito e Dignidade!
Saibam os senhores que a minha crítica não visa tumultuar, muito pelo contrário. Estou simplesmente cobrando aqueles em quem eu acreditei e ainda acredito, que tem todas as condições de fazerem uma ótima gestão à frente do nosso clube. Mas, para isto terão que exercitar o que prometeram:
União com Respeito e Dignidade.
Reforma Estatutária.
Contratações de peso com atletas de altíssimo nível técnico para termos um time dentro de campo competitivo e ganhador de títulos.
Segunda Divisão Nunca Mais!!!
Celso Carlos Moreira é Coxa-Branca de coração.
Membro Vitalício do Conselho Deliberativo do
Coritiba Foot Ball Club
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)