
CURIOSIDADE
Do site oficial do Coritiba
Colecionador legítimo
Ricardo Guerra, de 26 anos, mora em Pato Branco, interior do Paraná. Mas isso não o impediu de se tornar um colecionador de camisas do Coritiba. Sua coleção de camisas alviverdes que somam 121, existe entre elas, várias muito cobiçadas, como a do capitão Hidalgo, Duílio e Jairo.
Torcedor Coxa-Branca desde a infância, Ricardo nos conta como começou seu interesse alucinado por camisas do Coritiba. Por volta dos oito anos, quando veio assistir sua primeira partida no Couto Pereira (final de 1986 Coritiba 3x0 Pinheiros - Coxa campeão), Ricardo foi ao museu do clube e percebeu que lá não haviam camisas expostas, nem a do título Brasileiro de 1985. A partir daí, “decidi montar uma coleção, vou trabalhar muito e num futuro bem próximo, vou doar tudo ao Coritiba”, diz o colecionador que utiliza várias artimanhas para aumentar sua coleção.
Segundo Ricardo todas as camisas são oficiais, diferentes umas das outras, e todas foram usadas em jogos, “camisa de loja eu nem quero”.
Tempos atrás, lhe ofereceram R$ 25.000,00 pela coleção, mas Ricardo não aceitou, pois ele acredita que as camisas pertencem ao Clube e tem o sonho de vê-las expostas na galeria do Museu do Alto da Glória. “Eu sei muito bem que ela – coleção - vai dar muita alegria e bons momentos para os futuros torcedores, através de nossos troféus e mantos sagrados, os jovens poderão entender melhor porque chamam o Coritiba de Glorioso.”, sonha o colecionador.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)