
CURIOSIDADE
Da Coordenação de Comunicação do Coritiba (Adaptado)
A Clinicor – Clínica Paranaense de Cardiologia, através de seu departamento de Medicina do Esporte, firmou uma parceria com o Coritiba Football Club em dezembro de 2004, salientado algumas de suas características que a tornam centro de referência na área da Medicina e da Cardiologia do Esporte.
Os equipamentos utilizados e todos os detalhes referentes à área de reabilitação cardiológica serão fornecidos à imprensa nesta quinta-feira, dia 06, às 17 h, pelos doutores Pedro Michelotto e Marcelo Leitão, responsáveis pela clínica (endereço: R. Sete de Abril, 830 – Alto da Glória)
O futebol é uma modalidade esportiva que pode ser atualmente chamada de "o esporte mais popular do mundo". O Brasil se rendeu aos encantos do futebol já no início do século XX. E a popularidade do esporte cresceu ainda mais com a conquista das copas de 1954, 1958 e especialmente com o tricampeonato mundial conquistado em 1970 no México.
Craques memoráveis como Pelé, Garrincha, Zizinho, Leônidas da Silva, Nilton Santos, Didi, Ademir da Guia e muitos outros, também ajudaram a transformar o Brasil no "País
do Futebol". Com a popularização mundial do esporte, novas dinâmicas foram desenvolvidas no intuito de tornar o jogo mais atraente. Com isso, o jogador de futebol deixou de ser um mero artista da bola, para se tornar um verdadeiro atleta de alto rendimento.
A partir deste momento, o aspecto físico do jogador passou a ser cada vez mais importante e conceitos sobre fisiologia do exercício se tornaram elementos fundamentais para o sucesso no planejamento de uma equipe ao longo de uma temporada ou competição. Hoje, o Coritiba Football Club, como todos os grandes clubes do futebol brasileiro, dispõe de um departamento de fisiologia do exercício que periodicamente avalia os jogadores e passa informações fundamentais ao preparador físico a fim de que o atleta obtenha o máximo de rendimento.
A área da Medicina do Esporte chamada de Traumatologia Esportiva é imprescindível para um clube de futebol. Neste campo também houve um aumento substancial no conhecimento da prevenção, tratamento e recuperação de lesões esportivas, possibilitando uma menor ocorrência e uma recuperação mais rápida de lesões esportivas.
Porém, não se pode esquecer dos aspectos da saúde cardiovascular dos atletas, que apesar de serem pessoas aparentemente saudáveis, freqüentemente podem ser portadores de distúrbios graves que não só comprometem o rendimento físico mas também podem levar a eventos
dramáticos como a morte súbita.
Para que esse tipo de evento seja minimizado, torna-se fundamental a realização de uma avaliação cardiológica adequada nos atletas. Esta avaliação tem como base a realização de uma consulta médica especializada, voltada para questões específicas relacionadas a um risco aumentado de eventos cardiovasculares.
Segundo as discussões iniciadas pelo “Grupo Técnico de Morte Súbita”, criado em 10 de novembro de 2004, pelo Ministro da Saúde Humberto Costa, grupo este do qual somos integrantes como representantes da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, um aspecto fundamental na prevenção de eventos súbitos relacionados ao esporte é a realização de uma avaliação médica apropriada e periódica.
Esta opinião é compartilhada pela Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte em sua diretriz intitulada “Morte Súbita no Exercício e no Esporte”, realizada em Curitiba em 2004 e coordenada pelos Drs. Marcelo Leitão e Marcos Aurélio Brazão de Oliveira.
A realização de exames complementares aumenta o poder de identificação de situações cardiovasculares que podem trazer complicações ao atleta. Porém, nem todos os atletas têm a necessidade de serem submetidos a todos os exames complementares. A escolha adequada destes exames deve contemplar a faixa etária, o grau de envolvimento com a prática esportiva (intensidade de treinos e jogos) e os resultados da consulta médica previamente realizada.
Eis as características que a tornam a Clinicor – Clínica Paranaense de Cardiologia, um centro de referência na área da Medicina e da Cardiologia do Esporte:
1) Serviço pioneiro em medicina do exercício e reabilitação cardíaca, atuando na área há 30 anos;
2) Único serviço de Curitiba que integra as áreas de Medicina do Esporte, Cardiologia e Cardiologia do Esporte, contando com equipe de profissionais com ampla experiência e renome nestas três áreas;
3) Possibilidade de realização das avaliações em um único dia, com entrega dos resultados completos, com comentários individualizados por atleta em 48 horas;
4) Completa rede de serviços cardiológicos não invasivos (eletrocardiograma, teste de esforço, ecocardiograma, Holter, MAPA);
5) Disponibilização de equipamento de última geração na área de teste cariopulmonar de exercício (ergoespirometria) que possibilita não apenas a avaliação de respostas cardiológicas e respiratórias ao esforço, mas que também oferece informações precisas sobre a aptidão cardiorrespiratória dos atletas;
6) Possibilidade de realização de exames não invasivos quando necessário, em qualquer local de treinamento do clube.
As informações foram fornecidas pelo Dr. Marcelo Leitão, Diretor do Departamento de Medicina e Cardiologia do Esporte da Clinicor - PR
Especialista em Medicina do Esporte AMB/SBME;
Médico do Comitê Paraolímpico Brasileiro, responsável pelas avaliações cardiológicas da equipe paraolímpica desde 1999;
Relator das Diretrizes da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte “Morte Súbita no Exercício e no Esporte – Aspectos Preventivos”;
Integrante do Grupo Técnico de Discussão Sobre Morte Súbita do Ministério da Saúde.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)