
PELO MUNDO
No último domingo, 25 o Coritiba Foot Ball Club de Machipanda venceu mais uma partida e segue invicto em Moçambique. A vítima da vez, foi o Vila Manica que não suportou a pressão Coxa em Moçambique e acabou goleado pelo placar de 4x0.
O time está pronto para a disputa do Campeonato do Chimoio e mantém a esperança de conquistar o título. "Mesmo aqui em Machipanda, graças a internet temos trocado idéias com os amigos torcedores ai em Curitiba para obtermos sugestões para a melhoria do time", declarou o professor e coordenador do Convênio UFPR-Brasil/UEM-Moçambique, Dartagnan Baggio Emerenciano. O professor da UFPR e vice coordenador do convênio, Nilton José Sousa parceiro na formação do time tem colaborado constantemente na articulação dos contatos para a melhoria do time, enviando muitas sugestões.
Histórico
No momento, o projeto está reabilitando um Centro de Pesquisas Florestais em Moçambique, em um projeto conjunto com a ABC – Agência Brasileira de Cooperação. Este centro está localizado em uma região chamada Machipanda, próxima da fronteira com o Zimbabwe, uma região com muitas perspectivas mais muito pobre, com uma população alegre e cheia de esperança, que adora brasileiros e o futebol. "Para tudo cantam e tem sempre um sorriso. No caso da AIDS, por exemplo, com altos índices por aqui, existe um grupo de mulheres que se reúne para visitar as aldeias e realizar um trabalho para conscientizar a população sobre a doença cantando, o que é comovente", declarou Dartagnan. Hoje, esse grupo de mulheres também divulga o Coritiba de Machipanda e aproveitam para ligar o trabalho esportivo à campanha.
Um funcionário que trabalha no projeto, que tem o sugestivo nome de Vasco, é o diretor e técnico do time. Esse pediu ajuda ao Professor Nilton para o time de futebol que estava montando no Centro de Pesquisa, para disputar um campeonato amador da região. Brincando, o professor Nilton disse que ajudaria se o time fosse chamado de "Coritiba Foot Ball Club do CEFLOMA (Centro Florestal de Machipanda)", pois trata-se de um grande Coxa-Branca. No mesmo instante, Vasco aceitou a ideia e ficou muito entusiasmando. Vasco já não tinha outro assunto senão o novo time de futebol e contou a novidade para todos os operários. "Nesse momento vimos que a brincadeira tinha ficado séria, pois ele incorporou a sugestão. Antes de qualquer coisa conseguimos uma bola brasileira e já foi uma festa", completou Dartagnan.
Voltando ao Brasil, o professor Nilton começou a verificar as possibilidades para uniformizar o time, reunindo um grupo de amigos torcedores do Coritiba para comprar pelo menos as camisas. Foi então que surgiu o contato com Claudio Marques e nascia o Coritiba Foot Ball Club de Machipanda.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)