
JULGAMENTO
Por Rodrigo Sibut Vieira - COXAnautas
Esta quinta-feira será movimentada para o departamento jurídico do Coritiba, que terá pela frente três julgamentos. O primeiro será no STJD, no Rio de Janeiro, referente ainda ao assunto em que a FPF entrou com uma ação contra o clube para forçar o empréstimo do Couto Pereira para o A.Paranaense.
Na época da discussão, o Coritiba teve decisão favorável no TJD-PR e no Pleno do TJD-PR. Mesmo assim, a procuradoria entrou com recurso no STJD. "O Coritiba espera que a decisão seja mantida. A ação perdeu o objeto, uma vez que o Atlético está usando o estádio do Paraná Clube. Além disso, o Coritiba entende que deve ser absolvido porque não tem fundamento legal o pedido da Federação", explicou o advogado Itamar Côrtes.
Passado o primeiro embate, restam ainda outros dois, agora na capital paranaense. O Coritiba, junto com A.Paranaense e FPF, foi citado pelo procurador Marcelo Contini em duas causas: a) torcida única no clássico e b) plano de segurança do clube. "No primeiro caso, entendemos que o Coritiba respeitou o estatuto do torcedor e tudo foi feito corretamente. A carga dos ingressos é uma possibilidade, um direito e não um dever.", explicou Itamar.
No caso da torcida única, os clubes foram absolvidos, contudo a procuradoria entrou com recurso a ser julgado no Pleno do TJD-PR. Já para o segundo caso a procuradoria solicita que a dupla AtleTiba e também a FPF apresentem um plano de segurança para o clássico. Segundo Itamar, o caso é mais complexo, já que o clube entende que não deve ser responsabilizado. "Mas quem cuida da segurança é a polícia militar. De qualquer maneira, o Coritiba já juntou os documentos informando o necessário para os órgãos públicos responsáveis", comentou o advogado de defesa.
Logística aplicada
Mesmo com a responsabilidade o Dr. Itamar Côrtes pela defesa nas três ações, o depto jurídico do Coritiba já preparou um plano de contingência, caso aconteça alguma intempérie. "O Coritiba preparou a logística para o Dr. Itamar Côrtes participar dos dois julgamentos, mas caso não consiga chegar a tempo, ele já passou as informações para o Dr. Lucas Pedrozo. O Coritiba acredita em êxito nos três processos, pois estaremos bem defendidos, de uma forma ou de outra.", afirmou o diretor jurídico Gustavo Nadalin.
“Vai ser uma maratona, uma correria, mas o Coritiba deu total estrutura para que tudo funcione bem”, finalizou Itamar.
Colaborou Julia Abdul-Hak - Backstage Comunicação
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)