
GAMES
Por Rodrigo Sibut Vieira - COXAnautas
Em outubro acontecem os lançamentos dos mais conhecidos jogos de futebol para video game: o FIFA 13, da Eletronic Arts e o Pro Evolution Soccer - PES 2013, da Konami.
Algumas das novidades, além claro da jogabilidade mais apurada, estão em poder contar com uma lista maior de times brasileiros.
Assim a Eletronic Arts trabalhou para a montagem da lista de clubes brasileiros com dez times licenciados e dez times considerados genéricos. Isso resultou na manutenção dos escudos dos times licenciados, caso de São Paulo, Cruzeiro, Fluminense, Grêmio, Santos, Corinthians, Flamengo, Atlético-MG, Bahia e Coritiba.
A lista de times genéricos teve seus escudos modificados. Caso de Vasco (V. R de Janeiro), Botafogo, Palmeiras (P. São Paulo), Internacional (I.Porto Alegre), Atlético-GO (A. Goiânia), Sport (S. Recife), Náutico (N. Recife), Ponte Preta (P. Campinas), Portuguesa (nome original, mas com escudo diferente) e Figueirense (Santa Catarina). A previsão para lançamento do FIFA 13 é o dia 4 de outubro.
Já a Konami, que baseou sua lista nos vinte times que disputam a série A em 2012, fez contrato de licenciamento com todos eles. A narração em português será feita por Silvio Luiz com os comentários de Mauro Beting. "Sabemos que o Brasil é um mercado importante e vimos que é isso que os jogadores querem. Então, contatamos cada uma destas 20 equipes para colocá-las dentro do jogo", declarou o gerente da marca "PES" junto à desenvolvedora, Tim Blair.
Além do campeonato brasileiro, o PES 2013 possui também as licenças oficiais da Copa Libertadores e da Champions League, a liga dos campeões da Europa, logo além de poder montar um campeonato nacional em forma de liga, chamado de "Brazilian League", o jogador poderá também realizar amistosos contra equipes da Europa. A previsão para lançamento do PES 13 é o dia 5 de outubro.
"O Brasil ganhou cinco Copas do Mundo e isso faz com que o futebol daqui seja muito conhecido. Com os times brasileiros no game, isso será mostrado em todo o mundo", finalizou Tim.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)