
PERDA
Atualizada às 12h30
O Guiness Book anunciou em seu site, na tarde de ontem, 5, que o Ajax da Holanda passou a ser o "clube mais vitorioso do mundo". A alteração ocorreu em virtude de uma mudança nos critérios de avaliação, que passou a desconsiderar partidas amistosas.
Assim, o Ajax de Johan Cruyff, que havia vencido 26 partidas oficiais consecutivas entre 3 de outubro de 1971 e 29 de março de 1972, mas perdido um amistoso neste período para o Olympique de Marseille, da França, passou a ser o clube de futebol detentor deste recorde.
Duas décadas mais tarde, o mesmo Ajax encaixou uma sequência de 25 vitórias em partidas oficiais consecutivas, também perdendo alguns amistosos no período. Com isso, o Coritiba, que detém a sequência de 24 partidas oficiais vencidas em 2011, passou a ser o terceiro colocado desta mesma lista.
Como curiosidade, vale lembrar que foi o próprio Coritiba que levantou a polêmica no início do ano ao afirmar que a derrota do Real Madrid (que já possuía mais de 20 vitórias consecutivas na oportunidade) para o Milan em um amistoso no Catar não valeria para a contagem, o que despertou a necessidade de uma revisão mais criteriosa do Guiness Book em suas avaliações.
Em seu Twitter oficial, com uma mensagens em inglês, o Coritiba parabenizou o Ajax pela conquista, confira: "Coritiba congratulates @AFCAjax for this recognition, which only great clubs have!".
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)