
POSICIONAMENTO
Durante toda a quarta-feira circulou pelas redes sociais uma informação que indignou os cidadãos de bem do Estado do Paraná. Novas ações escusas estariam sendo tomadas no sentido de destinar - ainda mais - recursos públicos na obra privada promovida pelo A. Paranaense visando a reforma de seu campo de jogo.
Como é sabido, o clube da Baixada demoliu parte do local onde mandava seus jogos - até então tido por seus simpatizantes como uma das mais modernas praças esportivas do Brasil - para praticamente reconstruí-lo, o que vem fazendo através de repasses de dinheiro público autorizados pelo Prefeito Luciano Ducci - recentemente derrotado na disputa pela reeleição - numa manobra denominada "potencial construtivo". O motivo da reconstrução seria encobrir desvios de dinheiro em benefício de pessoas ligadas ao atual presidente do clube, conforme denunciou um ex-dirigente.
A situação, que já vinha sendo criticada por diversos setores da sociedade, gerou indignação também dentro do maior clube de futebol do Estado, Classificada como "ilegal e imoral", ação foi repudiada pelo Coritiba em nota de protesto publicada na manhã desta quinta-feira, 13, em seu site oficial.
No grupo Força Coxa, no Facebook, têm sido divulgado os endereços eletrônicos dos vereadores de Curitiba, que seriam os responsáveis por decidir quanto ao repasse de mais R$ 33 milhões ao clube da Baixada, pedindo que sejam encaminhados protestos similares.
Confira na íntegra a nota oficial do Coritiba:
O Coritiba Foot Ball Club encaminhou, nesta quinta-feira (13), ofícios com protestos aos órgãos públicos paranaenses demonstrando seu descontentamento com a operação que pretende prover recursos públicos na obra do estádio do Clube Atlético-PR.
Os documentos foram enviados ao governador, Beto Richa; ao prefeito Luciano Ducci; ao prefeito eleito, Gustavo Fruet; ao presidente da Câmara de Vereadores, João Luiz Cordeiro; e ao presidente do Tribunal de Contas do Paraná, conselheiro Fernando Augusto Mello Guimarães.
Confira o teor dos documentos enviados:
Curitiba, 13 de dezembro de 2012
Excelentíssimo Senhor
Beto Richa
Governador do Estado do Paraná
Curitiba PR
Senhor Governador,
Vimos, por intermédio desta, manifestar o nosso protesto pela falta de transparência, ilegalidade e imoralidade da engenharia financeira da operação que pretende prover de recursos públicos, na forma de financiamento, a obra do estádio do Clube Atlético Paranaense, por intermédio da CAP S/A.
Entendemos que a forma que está sendo realizada tal operação fere os preceitos básicos de conduta das relações entre o público e o privado, revelando, assim, toda a sua ilegitimidade de princípios, em prejuízo às administrações estadual e municipal e, por consequência, a toda população paranaense.
Nossos mais elevados votos de estima e consideração.
Atenciosamente,
Diretoria
Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)