
INTERNACIONALIZAÇÃO
Por Fabiano Utrabo Merlin - COXAnautas
Não é de hoje que a torcida do Coritiba percebe um crescimento da divulgação das cores do clube pelo mundo. Com a contratação de Alex, o crescimento do número de referências ao nome do Coritiba Foot Ball Club em vários veículos de comunicação foi evidente. Até em novelas o nome de Alex foi citado como Deus na Turquia.
É a chamada internacionalização da marca. Basta fazer uma busca, por exemplo, nos jornais de maior circulação da Turquia (Zaman e Posta), usando as palavras-chave Alex de Souza e Coritiba, para se ver o resultado. Claro, Alex é ídolo lá. Mas a repercussão em torno dele gera visibilidade para o Coritiba, hoje o mais importante para nós torcedores.
Além de Alex, ser líder de um campeonato como o brasileiro também ajuda, já que a imprensa estrangeira costuma dizer que o nosso campeonato é um dos mais difíceis do mundo, dada a diversidade de vencedores. Diferente por exemplo, do campeonato espanhol que, apesar de ser um dos mais ricos do mundo, polariza as conquistas entre o Barcelona e o Real Madrid. Portais como o La Gazzetta dello Sport na Itália, Marca da Espanha e A Bola de Portugal sempre mencionam o alviverde em matérias relacionadas à modernidade e ousadia, principalmente no que diz respeito ao ídolo Alex.
Prova disso foi a visita de um grupo de torcedores turcos participantes da versão turca do reality-show Survivor, Umit Karan, Cengiz Coskun, Irmak Atuk e Dohukan Manco, que, por serem finalistas do programa, ganharam como prêmio uma viagem para o Brasil, para conhecer melhor o Coritiba.
Com base na visibilidade internacional, o Coritiba assinou um protocolo de cooperação com o Benfica. O objetivo, além de expandir futuros contatos comerciais, é trocar experiências a respeito da gestão corporativa no futebol, o que pode ampliar ainda mais o horizonte no esporte.
(colaborou o fiel torcedor Coxa-Branca Eric Cavalar)
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)