
EVENTO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
As expectativas de muitos dos cerca de 500 sócios que estiveram no evento de apresentação do elenco Alviverde para a temporada de 2013 ficaram longe de ser atingidas. Sem muitas novidades além do que já houvera sido divulgado pela imprensa, o coquetel realizado ontem, 4 de janeiro, no Espaço Belfort Duarte, anexo ao Couto Pereira, frustrou aqueles torcedores que esperavam por reforços de peso e anúncios contundentes, como um patrocinador master para o ano que se inicia. De qualquer forma, alguns pontos importantes chamaram a atenção:
Coritiba Futsal
Em parceria com a Associação Amigos do Futsal, o Coritiba passa a ter, nesta temporada, uma equipe de futebol de salão, que disputará o Campeonato Paranaense em diversas categorias. De acordo com a divulgação do presidente Vilson Ribeiro de Andrade, a equipe Alviverde realizará os seus treinos na estrutura do Cancun Esportes e mandará a maioria de seus jogos no ginásio Almir Nelson de Almeida, localizado no Tarumã.
A montagem do elenco deve ser iniciada em breve, com o começo dos treinos previsto para os primeiros dias de fevereiro. A galera Coxa-Branca deverá ver o seu time em quadra apenas no mês de abril.
Novo patrocinador
Anunciada como a maior fábrica de motopeças da América Latina, a empresa paranaense ProTork é a mais nova parceira do Coritiba. Segundo as palavras do presidente Vilson Ribeiro de Andrade, o contrato de patrocínio prevê a aplicação da marca nas mangas da camisa Alviverde e é válido até o final de 2013.
A grande novidade sobre este assunto ficou por conta do próprio diretor da ProTork, Marlon Bonilha: "Nós estamos conversando com o Coritiba e há uma possibilidade de a gente fazer a conclusão do terceiro anel do estádio, numa parceria inédita, estamos em negociação, estamos vendo a viabilidade técnica, porque nosso torcedor merece mais. Nós queremos provar que estamos sempre à frente, não só em títulos. A Pro Tork e o Coritiba agora são um só", disse, em entrevista reproduzida pelo site oficial do clube.
Embora tenha realizado o anúncio de uma nova parceria, Vilson não apresentou novidades sobre o patrocínio master do clube.
Novidades na Comissão Técnica
Campeão do mundo com a seleção brasileira, Antônio Carlos Pracidelli é o novo preparador de goleiros do Coritiba. Ele chega com a missão de substituir Rogério Maia, que recentemente se transferiu para o Internacional/RS. Com vasta experiência nacional e internacional, Pracidelli trabalhará diretamente com Vanderlei, Rafael Martins, Tadeu e Vaná.
Além do preparador de goleiros, o clube também anunciou a contratação de Marcelo Serrano como auxiliar técnico de Marquinhos Santos. Ao lado de Tcheco e Edison Borges, o profissional, que atuou no Joinville na última temporada e tem passagens pelas categorias de base da seleção brasileira, integra o quadro técnico do Verdão em 2013.
Elenco
Cercado de expectativa, o anúncio do elenco Alviverde para 2013 trouxe algumas surpresas, mas pouquíssimas novidades. O ponto alto, logicamente, foi quando Alex foi apresentado. Maior estrela do time em 2013, o meia distribuiu sorrisos e se mostrou confiante. Outro jogador bastante apludido no evento foi Keirrison. Em fase de recuperação de uma nova cirurgia no joelho, o atacante é outra grande esperança da torcida.
Dos jogadores que terminaram a última temporada, as ausências mais perceptíveis ficaram por conta de Júnior Urso e Éverton Ribeiro. O nome do volante era dado como uma das prioridades da diretoria para 2013, mas não apareceu na relação de atletas. Já o meia Éverton Ribeiro é dado como reforço certo do Cruzeiro pela imprensa mineira. Entretanto, o presidente Vilson Ribeiro de Andrade, negou que a transferência estivesse concretizada: "O Coritiba não abre mão do jogador. Anunciaram lá e isso foi deselegante", disse, em entrevista reproduzida pelo jornalista Gustavo Ribeiro. A situação deverá ser resolvida nos próximos dias.
Reforços e especulações
Também cercado de mistério, o anúncio dos reforços para a temporada 2013 frustrou a torcida. Foram apresentados apenas dois nomes: o lateral-direito Patric e o atacante Júlio César.
Patric, que atuou pelo Náutico na última temporada, é um dos sonhos antigos da diretoria Alviverde e, nos últimos anos, foi figura carimbada nas especulações de ínicio de ano. O jovem atleta de 23 anos chega para disputar posição com Victor Ferraz. Já o atacante Júlio César, 32 anos, obteve grande destaque na boa campanha do Figueirense em 2011, quando foi pretendido por grandes clubes do futebol nacional. Entretanto, o atleta permaneceu no clube catarinense na última temporada, mas não conseguiu repetir o bom desempenho do ano anterior, sendo dispensado pela diretoria do Alvinegro de Florianópolis.
Entretanto, o presidente Vilson Ribeiro de Andrade prometeu novidades para a próxima semana: "Até quarta-feira serão duas novidades. E possivelmente outra em dez dias", assegurou. Especula-se que o zagueiro Leandro Almeida e o atacante Arthur possam ser estes jogadores. Além deles, o nome do meia Darío Botinelli, ex-Flamengo, é dado como praticamente certo com o Coritiba por alguns sites especializados.
Deivid
O centroavante, que não se apresentou com o restante do elenco na última quinta-feira, 3, e imediatamente teve seu nome ligado a especulações de atraso de salário, gravou uma mensagem, por telefone, que foi apresentada no evento. O atleta justificou a sua ausência na reapresentação devido às fortes chuvas que assolam a região de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro:
"Passei um ano maravilhoso, feliz, naquela expectativa de, em 2013, fazer um grande ano. Devido às chuvas aqui em Angra dos Reis não pude me apresentar. Mas, com certeza, estarei o mais rápido possível aí para encontrar os meus companheiros para que a gente possa dar sequência. O Coritiba pode esperar, a torcida pode esperar que esse ano de 2013 vai ser totalmente diferente de 2012 e que nós estamos montando um time (...) o presidente e o Ximenes estão montando um time para que a gente possa conquistar os títulos e que com certeza nós estamos fazendo um time muito competitivo", foi o conteúdo da mensagem reproduzida também pelo site oficial.
A expectativa é que Deivid encontre a delegação Alviverde já em Foz do Iguaçu, onde será feita a pré-temporada.
Conclusão da reta da Mauá
Por fim, Vilson Ribeiro de Andrade afirmou que a intenção é concluir as obras da reta da Mauá até outubro: "O prazo de execução é de nove meses e vamos trabalhar para inaugurar no aniversário de 104 anos", disse.
Novamente o presidente alfinetou o repasse de dinheiro público para a conclusão do estádio do rival e concluiu dizendo que a obra Coxa-Branca é fruto do esforço do clube, torcida e parceiros, "Sem potencial construtivo", reafirmou.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)