
MARKETING
Boletim eletrônico do Coritiba
Coritiba lança projeto Naturalmente Verde
Coxa quer ser exemplo em ecologia e proteção ambiental em clubes de futebol
O Coritiba lança no próximo dia 15, um dos maiores programas ambientais elaborado por times de futebol do Brasil: o Naturalmente Verde. O programa reúne uma série de ações que envolvem desde a capacitação e educação ambiental dos funcionários e jogadores até atividades que integram o Coritiba à comunidade, em projetos de parceria.
As ações serão consolidadas através de um convênio, reunindo o Coritiba e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (Sema). A assinatura do convênio, que acontecerá no próximo dia 10, no Couto Pereira, com a presença do secretário da pasta, Rasca Rodrigues, será o ponto inicial do projeto.
Para se ter idéia do alcance e da amplitude do programa, uma das ações prevê o reaproveitamento de óleo usado de cozinha como matéria prima para produção de sabão em pó e detergente. Inicialmente, serão envolvidas as lanchonetes do Estádio Couto Pereira e uma rede de restaurantes parceira do Coritiba. Em seguida, será ampliado à comunidade, com a instalação de uma base de troca no Alto da Glória.
Muito Verde
Plantio de árvores e a recuperação de garrafas PET – de refrigerante e água – para fabricação de um modelo alternativo de aquecedor solar serão os passos seguintes. “A idéia vem sendo amadurecida há bastante tempo. Hoje, não é mais novidade uma empresa apresentar um projeto de responsabilidade ambiental. O grande diferencial dos projetos do Coritiba está na continuidade dos programas. Estamos desenvolvendo uma série de ações que podem ser incorporadas pela comunidade e de fácil aplicação”, explica Hudson José, coordenador de Comunicação e Marketing do Coritiba.
Todas as ações serão desenvolvidas inicialmente nas estruturas do Coritiba. Um dos exemplos será o aquecedor com embalagens PET, que deverá ser instalado no próprio Couto Pereira.
A parceria entre o Coritiba e a Sema estabelece um compromisso de cooperação técnica que prevê, ainda, um amplo controle de geração de resíduos. Todos os funcionários e jogadores do Coritiba serão orientados para otimizar o uso de matérias primas no Couto Pereira e no Centro de Treinamento Bayard Osna, no sentido de poupar ao máximo água, energia, resíduos e demais resquícios de poluição.
Com as ações, o clube pretende estimular o exemplo de uma postura ambientalmente responsável que possa ser seguido não apenas pelos torcedores. O objetivo final é envolver toda a comunidade de Curitiba em um amplo projeto de uso racional dos elementos naturais ou que provêm da natureza, como água e energia elétrica.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)