
TREINO
Do boletim eletrônico da assessoria de imprensa do Coritiba
Na próxima semana, depois do período de transição - definido como reequilíbrio físico/fisiológico - o elenco do Coritiba retorna aos treinos para dar continuidade à temporada 2006. Foram oito dias de recuperação orgânica, muscular e psicológica que, segundo o fisiologista do Coritiba, Raul Osiecki, são fundamentais para a performance futura dos atletas.
Sobre a semana de recesso, Osiecki explica, em termos simples, os fundamentos científicos desta transição. “Todos os times pararam, o Coritiba foi o que menos parou. O São Paulo, por exemplo, parou 14 dias. Foi essa a média. Nós achamos que oito dias seriam o suficiente para nosso grupo”, falou.
“A periodização de treinamento existe em qualquer modalidade e é determinado cientificamente. Este período de parada pode ser de uma a duas semanas. A partir do dia 19, na outra semana, teremos um momento de treinamento intenso, com dois turnos por dia, durante três semanas. Dentro desta situação, o período de recuperação física é fundamental”, afirmou Raul.
“Vamos ter 37 dias, não tínhamos como fazer um trabalho de crescimento, fosse físico, técnico ou tático, sem esse processo”, complementou.
Com o retorno das atividades do grupo profissional no Centro de Treinamento da Graciosa, o elenco fará, de segunda a sexta-feira, cinco dias de avaliações fisiológicas; determinado como readaptação física.
“Os testes serão muito bem distribuídos para não mascarar os resultados. Segunda, teremos um trabalho, terça outro, e assim por diante. Todos exigem que o time venha descansado, e só conseguiríamos isso com o que estão chamando de recesso”, revelou ele.
Sem estar treinando, jogando, “batendo na bola”, há também uma recuperação psicológica. Raul também considera esse fator importante, pois, para ele, traz o atleta mais motivado. Afinal, semana que vem, o elenco Coxa terá muito trabalho pela frente e motivação não pode faltar.
“Teremos muito trabalho na volta da competição. Tudo está sendo medido e considerado sobre aspectos científicos e elaborado com uma equipe muito competente para deixar nosso grupo na melhor forma”.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)