
ENTREVISTA
Visando manter o torcedor Coxa-Branca sempre bem informado, os COXAnautas realizaram uma entrevista com o Dr. Lúcio Ernlund (foto), Coordenador Médico do Coritiba, a respeito da situação dos atletas entregues ao Departamento Médico do Clube, sobretudo no que tange à recuperação e previsão de volta aos gramados.
Dr. Lúcio Ernlund é formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, UFPR, pós-graduado em Cirurgia de Ombro pela University of Texas, Estados Unidos e em Medicina Esportiva pela University of Pittsburgh, Estados Unidos.
O profissional tem artigos médicos publicados em revistas científicas americanas e brasileiras, além de fitas de vídeo, médico-educativas lançadas nos Estados Unidos. Também escreveu três capítulos de livros sobre patologias de joelho e ombro publicados nos Estados Unidos, além de diversos trabalhos científicos apresentados em Congressos nos Estados Unidos, França e Brasil.
Sua atividade profissional no Coritiba Foot Ball Club, inicou em 1997, como médico do Clube. Em 2002, Ernlund assumiu a função de Coordenador Médico.
Confira abaixo a entrevista:
COXAnautas: Qual o quadro clínico atual de Keirrison e Arthur? Quais as próximas fases da recuperação dos atletas?
Dr. Lúcio: Realizei a cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior no joelho direito do Keirrison no dia 02 de março de 2006. Ele vem apresentando uma excelente recuperação, está correndo desde 45 dias de pós-operatório e nadando. Ele teve uma recuperação completa de seus movimentos e encontra-se agora na fase de recuperação de sua força muscular através da realização de fortalecimento intensivo na academia do CT. Já o Arthur que foi operado pelo Dr Ballin (cirurgião de face) está tendo excelente recuperação e já está realizando treinos com bola.
COXAnautas: Qual a situação clínica atual dos demais jogadores do Coritiba que estão em tratamento médico?
Dr. Lúcio: Outro pós operatório é do atacante Vinícius. Realizei a cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior no joelho esquerdo no dia 20 de abril de 2006. Sua recuperação também está sendo acima da média. Nesta fase ele está em trabalho fisioterápico intensivo com nossa equipe de fisioterapeutas Sérgio Portugal e João Marcelo com o intuito de recuperação total de sua mobilidade.
COXAnautas: Com relação ao quadro clínico, quando Keirrison será liberado para treinar com bola?
Dr. Lúcio: Os treinamentos com bola deverão iniciar-se ao redor do sétimo mês pós-operatório, ou seja, no mês de outubro. Uma cirurgia tão grande e complexa quanto a cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior no joelho requer não somente uma completa cicatrização e recuperação de mobilidade mas também uma completa recuperação da forma física e condicionamento muscular do atleta para se evitar constantes distensões musculares em seu retorno aos gramados. Esta é a razão de todo o nosso cuidado com a completa recuperação do Keirrison antes de liberá-lo para a prática do futebol.
COXAnautas: A estrutura física de Keirrison interferiu de alguma forma na contusão sofrida por ele?
Dr. Lúcio: Não.
COXAnautas: A evolução da medicina esportiva nos últimos 30 anos, especialmente em esportes de alta competitividade, é marcante. O que se pode esperar para o final da década em relação às evoluções cirúrgicas para pacientes com problemas no joelho?
Dr. Lúcio: No decorrer dos próximos 10 ou 15 anos haverá um grande desenvolvimento das terapias genéticas e com células tronco para a cura das lesões esportivas.
COXAnautas: Em relação aos demais clubes integrantes do Clube dos 13, qual é a sua avaliação quanto à estrutura do Coritiba, especialmente no que se refere à medicina esportiva?
Dr. Lúcio: Eu sinceramente acho que a estrutura do COXA, seja no tocante ao material humano e à estrutura física é uma das melhores do país. Prova disso é o grande número de ex-atletas que nos procuram para realizar seus tratamentos, inclusive aqueles que estão no exterior.
COXAnautas: Qual conselho médico o senhor daria aos "esportistas de plantão", aqueles que gostam de jogar um futebol com os amigos durante a semana? Que cuidados devem ter para evitar contusões mais graves?
Dr. Lúcio: O futebol é um dos esportes que mais exigem do joelho devido aos intensos movimentos de giro sobre esta articulação. Para se evitar contusões é primordial um excelente preparo físico com muito alongamento e fortalecimento.
COXAnautas: De forma geral, o aspecto psicológico atua de forma relevante na recuperação pós-cirúrgica?
Dr. Lúcio: Uma recuperação de uma cirurgia depende de muitos fatores. O primeiro deles e o mais importante é o correto diagnóstico e para isso somente um especialista em cirurgia do joelho poderá passar ao paciente esta segurança. Em seguida a cirurgia tem que ser realizada dentro da mais atualizada técnica. Segue-se então à recuperação fisioterápica e neste momento o acompanhamento psicológico ajuda muito na cooperação do atleta.
Dr. Lúcio Ernlund
Instituto de Joelho e Ombro
www.institutodejoelhoeombro.com.br.
(41) 3243-6135
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)