
ENTREVISTA
Oriundo das Categorias de Base do Coritiba, o zagueiro Henrique (foto) virou destaque e logo assumiu a titularidade na zaga do time profissional. Mesmo com pouca experiência, o jogador não deixa de corresponder à altura a esperança nele depositada, seja pelo técnico, pela torcida ou pelo próprio elenco.
A cada jogo é possível perceber um amadurecimento técnico crescente. Sua regularidade em campo durante o Campeonato Brasileiro de 2006 é de grande relevância para o desempenho da equipe. Ainda jovem, com apenas 19 anos, o zagueiro é um dos jogadores mais elogiados pela nação Alviverde e pela mídia.
Buscando conhecer um pouco mais sobre o craque, a Equipe COXAnautas realizou uma entrevista via e-mail, confira:
COXAnautas - Você é um dos "piás do Couto" que subiu ainda jovem das Categorias de Base do Coritiba para o elenco profissional. Conte um pouco sobre as dificuldades que existem e que você vivenciou nas Categorias de Base e sobre as melhorias que o Clube pode realizar em relação a estes aspectos.
Henrique: As dificuldades de subir para uma equipe profissional são grandes, 'ralamos' muito para buscar espaço. O Coritiba tem uma estrutura muito boa, que muitos clubes grandes não têm, por isso não há muito para melhorar.
COXAnautas - Como jogador de futebol, você deve ter alguma pessoa na qual se espelha. Quem é esse ídolo e quais são as qualidades dele que fazem com que você o admire?
Henrique: Meu ídolo é o Edmilson, do Barcelona. Virei fã dele na Copa do Mundo de 2002. De lá para cá, comecei a me espelhar nele. É um jogador que tem muita qualidade e sabe marcar.
COXAnautas - O Coritiba iniciou a Série B com uma sucessão de apresentações insatisfatórias. Após muita pressão da torcida, Estevam Soares saiu do comando Alviverde, deixando o cargo livre para o retorno de Bonamigo. Quais foram as mudanças técnicas e psicológicas que Bonamigo implantou no elenco que foram responsáveis por alavancar o bom desempenho da equipe?
Henrique: Estevam foi um bom comandante, mas não deu certo. Bonamigo é um cara que sabe lidar com os jogadores, joga dentro de campo, junto com o time, e isso faz com que a gente tenha mais força.
COXAnautas - O posicionamento da defesa na grande área tem sido muito discutido devido às falhas cometidas, as quais, às vezes, acabam por ocasionar gols evitáveis, principalmente nas jogadas aéreas. Quais são os motivos que levam a tais falhas e quais providências estão sendo tomadas para consertá-las?
Henrique: Isso pode ser um pouco de desatenção, mas estamos trabalhando muito para consertá-las.
COXAnautas - Pouco a pouco você foi conquistando a confiança dos técnicos que passaram pelo Alto da Glória, e agora se consagrou como titular, mantendo boa regularidade em suas apresentações. Além de cumprir sua função de zagueiro, tem mostrado grande vontade de chamar o jogo para si, incentivando o ataque. Como funcionam suas arrancadas pela direita? É um pedido do técnico em momentos estratégicos ou você se sente na liberdade de criar jogadas durante a partida?
Henrique: Eu tenho essa característica de sair jogando de trás. Mas isso depende muito do lance que está acontecendo, se o lado do qual saio estiver livre, tento fazer alguma jogada para ajudar o ataque.
COXAnautas - A torcida Coxa-Branca, apesar dos momentos difíceis pelos quais o Verdão passa, está sempre presente no estádio apoiando, gritando, vibrando. Em sua percepção, qual é a importância do apoio da torcida durante a disputa da Série B?
Henrique: Faz muitos jogos que não perdemos no Couto. Um aspecto importante nessa caminhada está sendo a torcida, ela mexe com o jogador, faz-nos tirar forças do nosso limite. Nós jogamos com o torcedor.
COXAnautas - Ao término das últimas partidas no Couto Pereira, o elenco se dirigiu à torcida para aplaudi-la e agradecê-la. O que motivou vocês, jogadores, a prestar tal agradecimento?
Henrique: Por estar acreditando no que nós jogadores somos capazes de fazer, e também por estar nos apoiando do início ao fim. Muitos dos jogos nós devemos para os torcedores, e agora estamos tentando agradecer da melhor forma.
COXAnautas - Dentro do Coritiba, quais são as suas expectativas para o futuro?
Henrique: Ajudar a colocar o Coritiba no lugar dele, que é a Primeira Divisão. E também conquistar títulos para tentar fazer essa torcida mais feliz, porque é isso que ela merece.
COXAnautas - Como foi a sua experiência vestindo a amarelinha, na passagem pela Seleção Brasileira sub-20? E em relação ao time profissional da Seleção Brasileira, está confiante na sua convocação?
Henrique: É um sonho que todos os jogadores têm. Na Seleção principal temos que tentar buscar nosso espaço, temos que trabalhar para conquistar nossos objetivos.
COXAnautas - A nação Alviverde torce pelo seu sucesso e acredita que continuará honrando a camisa do Coritiba. Saiba que todos estarão junto a você e ao restante do elenco nessa caminhada rumo à primeira divisão.
Henrique: Eu agradeço a vocês por estarem sempre nos ajudando. E acreditem: sempre irei honrar essa camisa, que me orgulho de usar.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)