
"Torcidas de Paysandu e São Paulo deixam rivais para trás", é a notícia publicada no Terra (http://www.esportes.terra.com.br/2002/11/05/131.htm) que causou alguma revolta nos torcedores do Coritiba.
O email do coxan@uta Flávio Herbele Júnior, enviado ao site Terra Esportes, diz tudo:
"Prezados Senhores,
Como torcedor do Coritiba Foot Ball Club, venho apresentar o meu descontentamento e até porque não dizer a minha indignação ao ler a reportagem que trata das médias de público do brasileirão
("http://www.esportes.terra.com.br/2002/11/05/131.htm") pois a mesma foi mal escrita dando margem a ser mal interpretada pelo leitor conforme podemos ver a seguir:
" ....
Apesar da boa colocação, o Coritiba amarga o pior público do Brasileiro em um só jogo. Contra o Botafogo (2 a 0 para o Alviverde) levou apenas 811 torcedores ao estádio. Vasco e Inter (1 a 1), em São Januário, estão logo a seguir com 852 e Paraná e Gama (2 a 1), em Curitiba, fecham os
jogos com menos de mil espectadores: 982 pagantes.
..."
Ora vejam, primeiro de tudo que não é o Coritiba que amarga o pior público e sim o Botafogo-RJ que é quem detinha o mando do jogo. Além do que, tal jogo foi disputado em Campos-RJ e não na capital carioca. Se teve publico pequeno, foi em consequencia dos desmandos que acontecem no
futebol carioca e na realidade culpa do próprio Botafogo, não devendo portanto servir para macular o nome do Coritiba que tem por tradição ser líder em publico e renda nos campeonatos em que atua.
Vale a pena ressaltar também que simplesmente o publico não é parametro único a ser analisado pois existem outras variáveis que influenciam diretamente no mesmo, tais como o preço do ingresso. Sabe-se que o preço do ingresso de arquibancada para jogos do Coritiba no seu estádio (Couto
Pereira) é da ordem de R$15,00, enquanto que muitos outros clubes por aí estão fazendo promoções a 5, 2, e até 1 real .... muitos destes são líderes de público ... Outrossim, outro fato relevante é o de sócios não "aparecerem" no borderô, também ficando fora do cômputo do público.
Assim sendo, gostaríamos que no mínimo fosse esclarecido o caso do "menor público do brasileirão" e que este fosse referenciado a quem é de direito, ou seja, o Botafogo-RJ.
Sem mais para o momento e a disposição para eventuais dúvidas,
Atenciosamente,
--
Flavio Heberle Junior"
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)